CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Copa Mercosul
 Estaduais
 Regionais
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Seis seleções européias garantem vaga na Copa
Sexta-feira, 05 Outubro de 2001, 13h04

Londres - A Copa do Mundo de 2002 vai tornar-se realidade para alguns países neste final de semana.

Além da França -- campeã mundial -- e dos times já classificados -- Suécia, Polônia e Espanha -- nenhum outro país europeu está garantido na competição mais importante do futebol mundial, que será disputada no ano que vem na Coréia do Sul e Japão.

No entanto, isso vai mudar até o sábado à noite, quando outras seis equipes vão garantir uma vaga na Copa ao vencerem seus grupos das eliminatórias.

Até o domingo, todos as nove seleções que vão disputar as repescagens vão estar confirmadas. Os dois jogos de cada repescagem (ida e volta) serão disputados no mês que vem.

A tensão é grande ao final do torneio que começou há 14 meses. Provavelmente o lugar mais nervoso de todos será o estádio Old Trafford do Manchester United, onde quase 70 mil ingleses vão torcer pelo final feliz de uma dramática arrancada rumo ao primeiro lugar do grupo nove, o que vai acontecer caso a Inglaterra vença a Grécia.

HERÓI SUECO

O técnico sueco Sven Goran Eriksson transformou a seleção inglesa desde assumiu o cargo em janeiro, e a esperada vitória sobre a Grécia vai garantir uma vaga para o time -- desde que a Alemanha não vença a Finlândia por mais de sete gols de diferença.

Quando Eriksson assumiu, a Inglaterra estava em último lugar no grupo. Mas a surpreendente goleada por 5 a 1 sobre a Alemanha em Munique no mês passado, e a vitória por 2 a 0 sobre a Albânia alguns dias mais tarde, deixaram a Inglaterra a um passo da Copa da Ásia.

A Inglaterra e a Alemanha tem 16 pontos cada, mas os ingleses tem um melhor saldo de gols.

A Alemanha, que tem problemas de contusão e de moral, pode ainda chegar em primeiro caso vença a Finlândia e a Inglaterra tropece em casa. Mas ninguém acredita neste cenário, nem mesmo os alemães.

``Não consigo imaginar a Inglaterra perdendo para a Grécia'', disse esta semana Franz Beckenbauer, um dos melhores jogadores da históra da Alemanha. ``Além disso, nosso time não está estável e tem muitas falhas''.

A seleção que terminar em segundo lugar vai enfrentar a Ucrânia ou Belarus na repescagem, o que pode ser bem difícil segundo Beckenbauer.

``Não tenho certeza que venceremos estes adversários e chegaremos à Copa'', completou ele.

FALTA POUCO

Além da Inglaterra, outros times estão à beira da classificação: Rússia, Portugal, Dinamarca, Bélgica e Itália.

A Rússia lidera o grupo um com três pontos de vantagem sobre a Eslovênia, e vai garantir a vaga com um empate contra a Suíça em Moscou, no sábado.

A Rússia começou sua campanha vencendo os suíços por 1 a 0 em Zurique no ano passado, e a repetição do placar seria encarado com muita alegria pelo time da casa.

Caso a Rússia seja derrotada e a Eslovênia goleie a seleção das Ilhas Faroe, os eslovenos podem roubar a vaga e garantirem pela primeira vez um lugar entre a elite do futebol mundial. O time segundo colocado vai enfrentar a Itália ou a Romênia na repescagem.

Portugal também deve comemorar uma vaga. Apenas um improvável tropeço em Lisboa para a Estônia pode impedir o time de ir para o Japão e a Coréia do Sul.

Portugal chegou ao jogo final do grupo dois com 21 pontos, mesmo número da Irlanda -- que vai enfrentar em casa a seleção de Chipre -, mas com um saldo de gols melhor (21 a 14). Por isso Portugal deve garantir a vaga e a Irlanda disputar uma repescagem.

DINAMARCA JOGA EM CASA

A invicta Dinamarca deve conquistar a vaga ao vencer a Islândia em Copenhagen, e conquistar o grupo três.

Mas se os dinamarqueses não forem bem, a República Checa e a Bulgária estão logo atrás. As duas equipes têm 17 pontos e jogam em Praga.

O segundo colocado vai enfrentar o segundo do grupo seis, que vai terminar com um confronto de vida ou morte em Zagreb, entre a Bélgica e a Croácia.

A Bélgica lidera o grupo com 17 pontos e já garantiu, ao menos, o segundo lugar. A Croácia tem 15 pontos e pode terminar em primeiro, se vencer a partida, ou em terceiro, caso o time perca para a Bélgica e a Escócia, que tem 12, goleie a Letônia em Glasgow. Mas nem mesmo o técnico escocês Craig Brown acredita que isso vai acontecer, por isso a luta no grupo parece mais entre os belgas e os croatas.

ITÁLIA PRECISA VENCER

Para a Itália, o cenário é bem mais simples. Caso o time vença a Hunfria, como o esperado, o time garante a vaga para sua 11a. Copa do Mundo consecutiva.

A Itália lidera o grupo oito dois pontos à frente da Romênia, que joga em casa contra a Geórgia.

Se os jogos não apresentarem muitas surpresas, Rússia, Portugal, Dinamarca, Bélgica, Itália e Inglaterra devem garantir vagas.

Reuters


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Eliminatórias Européias
Beckham diz que vaga para Copa é um sonho
Desastre de avião causa adiamento de jogo entre Israel e Áustria
Técnico da Áustria diz que abandona time se perder para Israel
Contrariado, veterano será capitão da Alemanha
Veja lista completa
Futebol europeu
Capitão do Bayern de Munique diz que Élber pode sair
Líder Barcelona enfrenta La Coruña pelo Espanhol
Aos 35 anos, Aldair quer voltar ao Brasil
Mauro Silva desfalca La Coruña; Simeone fica seis meses fora
Veja lista completa