Londres - A Copa do Mundo de 2002 vai tornar-se realidade para alguns países neste final de semana.
Além da França -- campeã mundial -- e dos times já classificados -- Suécia, Polônia e Espanha -- nenhum outro país europeu está garantido na competição mais importante do futebol mundial, que será disputada no ano que vem na Coréia do Sul e Japão.
No entanto, isso vai mudar até o sábado à noite, quando outras seis equipes vão garantir uma vaga na Copa ao vencerem seus grupos das eliminatórias.
Até o domingo, todos as nove seleções que vão disputar as repescagens vão estar confirmadas. Os dois jogos de cada repescagem (ida e volta) serão disputados no mês que vem.
A tensão é grande ao final do torneio que começou há 14 meses. Provavelmente o lugar mais nervoso de todos será o estádio Old Trafford do Manchester United, onde quase 70 mil ingleses vão torcer pelo final feliz de uma dramática arrancada rumo ao primeiro lugar do grupo nove, o que vai acontecer caso a Inglaterra vença a Grécia.
HERÓI SUECO
O técnico sueco Sven Goran Eriksson transformou a seleção inglesa desde assumiu o cargo em janeiro, e a esperada vitória sobre a Grécia vai garantir uma vaga para o time -- desde que a Alemanha não vença a Finlândia por mais de sete gols de diferença.
Quando Eriksson assumiu, a Inglaterra estava em último lugar no grupo. Mas a surpreendente goleada por 5 a 1 sobre a Alemanha em Munique no mês passado, e a vitória por 2 a 0 sobre a Albânia alguns dias mais tarde, deixaram a Inglaterra a um passo da Copa da Ásia.
A Inglaterra e a Alemanha tem 16 pontos cada, mas os ingleses tem um melhor saldo de gols.
A Alemanha, que tem problemas de contusão e de moral, pode ainda chegar em primeiro caso vença a Finlândia e a Inglaterra tropece em casa. Mas ninguém acredita neste cenário, nem mesmo os alemães.
``Não consigo imaginar a Inglaterra perdendo para a Grécia'', disse esta semana Franz Beckenbauer, um dos melhores jogadores da históra da Alemanha. ``Além disso, nosso time não está estável e tem muitas falhas''.
A seleção que terminar em segundo lugar vai enfrentar a Ucrânia ou Belarus na repescagem, o que pode ser bem difícil segundo Beckenbauer.
``Não tenho certeza que venceremos estes adversários e chegaremos à Copa'', completou ele.
FALTA POUCO
Além da Inglaterra, outros times estão à beira da classificação: Rússia, Portugal, Dinamarca, Bélgica e Itália.
A Rússia lidera o grupo um com três pontos de vantagem sobre a Eslovênia, e vai garantir a vaga com um empate contra a Suíça em Moscou, no sábado.
A Rússia começou sua campanha vencendo os suíços por 1 a 0 em Zurique no ano passado, e a repetição do placar seria encarado com muita alegria pelo time da casa.
Caso a Rússia seja derrotada e a Eslovênia goleie a seleção das Ilhas Faroe, os eslovenos podem roubar a vaga e garantirem pela primeira vez um lugar entre a elite do futebol mundial. O time segundo colocado vai enfrentar a Itália ou a Romênia na repescagem.
Portugal também deve comemorar uma vaga. Apenas um improvável tropeço em Lisboa para a Estônia pode impedir o time de ir para o Japão e a Coréia do Sul.
Portugal chegou ao jogo final do grupo dois com 21 pontos, mesmo número da Irlanda -- que vai enfrentar em casa a seleção de Chipre -, mas com um saldo de gols melhor (21 a 14). Por isso Portugal deve garantir a vaga e a Irlanda disputar uma repescagem.
DINAMARCA JOGA EM CASA
A invicta Dinamarca deve conquistar a vaga ao vencer a Islândia em Copenhagen, e conquistar o grupo três.
Mas se os dinamarqueses não forem bem, a República Checa e a Bulgária estão logo atrás. As duas equipes têm 17 pontos e jogam em Praga.
O segundo colocado vai enfrentar o segundo do grupo seis, que vai terminar com um confronto de vida ou morte em Zagreb, entre a Bélgica e a Croácia.
A Bélgica lidera o grupo com 17 pontos e já garantiu, ao menos, o segundo lugar. A Croácia tem 15 pontos e pode terminar em primeiro, se vencer a partida, ou em terceiro, caso o time perca para a Bélgica e a Escócia, que tem 12, goleie a Letônia em Glasgow. Mas nem mesmo o técnico escocês Craig Brown acredita que isso vai acontecer, por isso a luta no grupo parece mais entre os belgas e os croatas.
ITÁLIA PRECISA VENCER
Para a Itália, o cenário é bem mais simples. Caso o time vença a Hunfria, como o esperado, o time garante a vaga para sua 11a. Copa do Mundo consecutiva.
A Itália lidera o grupo oito dois pontos à frente da Romênia, que joga em casa contra a Geórgia.
Se os jogos não apresentarem muitas surpresas, Rússia, Portugal, Dinamarca, Bélgica, Itália e Inglaterra devem garantir vagas.