São Paulo - O brasileiro Gil de Ferran, da Penske, venceu de ponta a ponta o GP de Houston de Fórmula Indy, no Texas, e assumiu a liderança isolada do mundial de pilotos na categoria em 2001. Seu maior rival na temporada, o sueco Kenny Brack, ficou apenas em sétimo. Gil é o atual campeão da competição.
O final de semana não poderia ser melhor para Gil de Ferran. Antes do início dos treinos, na sexta-feira, o brasileiro estava seis pontos atrás de Brack no mundial e para alcançá-lo tinha, além de vencer, fazer a pole e ser o piloto que mais voltas na liderança do GP.
A vitória na categoria dá 20 pontos ao vencedor e 16 ao vice-líder, além de um ponto extra para quem largar na frente do grid e para quem liderar mais voltas durante o Grande Prêmio.
Depois do resultado de hoje, Gil soma mais 22 pontos no mundial e vai a 163, Brack fica em segundo com 153 seguido de Helio Castro Neves, o quinto neste domingo, com 133. Cristiano da Matta, que chegou em sexto em Houston, está também na sexta posição do mundial com 100 pontos.
Cristian Fittipaldi, chegou em oitavo na corrida deste domingo, Tony Kanaan foi o 12º. Maurício Gugelmim, Roberto Moreno e Bruno Junqueira não terminaram a prova.
Faltam apenas três corridas para o final da temporada, no dia 14 de outubro em Laguna Seca, dia 28 na Austrália e no dia quatro de novembro, na Califórnia.