Houston - O piloto brasileiro Gil de Ferrán aproveitará seus conhecimentos do circuito de Houston, no Texas, para tentar vencer neste domingo a décima oitava corrida do circuito de Fórmula Indy da temporada 2001, e alcançar na tabela de posições o atual líder, o sueco Kenny Brack.
Para chegar à liderança do campeonato precisa, além de vencer a prova, fazer a pole-position nos treinos classificatórios e liderar o maior número de voltas na corrida, que dão um ponto extra cada. A vitória dá quatro pontos a mais do que a segunda colocação (20-16).
Gil conquistou a primeira vitória da temporada há duas semanas no Rockingham Motor Speedway de Corby, Inglaterra, o que lhe garantiu a segunda posição do campeonato com 141 pontos, seis menos que Brack. O sueco tenha tido o melhor desempenho, com quatro vitórias e seis poles.
Ano passado, Gil de Ferrán chegou no terceiro lugar em Houston depois de liderar a prova por 46 voltas. A prova foi conquistada pelo americano Jimmy Vasser. "Não calculamos bem o combustível e outros pequenos detalhes técnicos, mas agora tudo será diferente", destacou o piloto da escuderia Penske-Honda, a mesma do ano passado.
O brasileiro terá depois da corrida do Texas só mais três para tentar alcançar Brack: a 14 de outubro o Grande Prêmio de Laguna Seca, Califórnia; dia 28 a Indy 300 da Austrália e a 4 de novembro as 500 milhas de Fontana, também na Califórnia.
Brack tirou bom proveito da viagem pela Europa, depois de conquistar o segundo lugar na Inglaterra, ganhou as honras máximas na Alemanha. Sua liderança na temporada foi calçada pelas vitórias nas corridas de Motegui (Japão), Milwaukee e Chicago (Estados Unidos) e Lausitz (Alemanha). Em 2000, o sueco correu em Houston finalizando no 15º lugar, depois de abandonar o carro com problemas.
Outros aspirantes à vitória de domingo são os brasileiros Helio Castroneves e Cristiano da Matta, quarto e quinto na classificação geral, com 125 e 123 pontos, respectivamente.
A classificação para o Grande Prêmio de Houston está marcada para a manhã de sábado, hora local, num trecho urbano de 1,527 milha, com 100 voltas no circuito. O recorde da corrida pertence ao canadense Paul Tracy (78.960 mph) desde 1999.