Rio - Após o empate em 1 a 1 com o Uruguai, os jogadores da seleção colombiana e o técnico Francisco Maturana confessaram que estão apelando para a matemática para saber as chances da equipe conseguir uma vaga na repescagem contra a Austrália, campeão do grupo da Oceania. Atualmente, a Colômbia ocupa a sexta colocação na tabela de classificação das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, com 21 pontos conquistados. Se a competição terminasse hoje estaria fora do próximo Mundial.
“Hoje a situação da Colômbia deixou de ser um problema estético ou de bom futebol para se tornar um problema matemático. Precisamos fazer várias contas até o fim das Eliminatórias para sabermos de nossas reais possibilidades de se classificar”, afirmou Maturana, que lamentou muito o fato de sua equipe não depender de suas próprias forças para se classificar ao Mundial do próximo ano.
A imprensa colombiana vem criticando muito os jogadores e Maturana. As principais críticas são ao fraco futebol apresentado pela equipe no jogo contra os uruguaios. A imprensa do país lembrou que nos últimos anos os colombianos mostraram um futebol alegre e ofensivo e que a atual equipe é uma exceção.