Rio - A Fórmula Indy desembarca em Laguna Seca, neste fim de semana, com o brasileiro Gil de Ferran na liderança e lutando para ser o quarto piloto a vencer por duas vezes seguidas o Mundial da categoria. As três corridas do fim da temporada, Gil tem a seu favor uma seqüência de bons resultados, que começou com a vitória na Inglaterra e culminou com o primeiro lugar no GP de Houston, prova que liderou de ponta a ponta.
“Laguna é um dos meus circuitos prediletos. Ano passado fomos muito bem e terminamos tanto o treino de classificação quanto a corrida nos dois primeiros lugares. Esperamos outra boa "performance" este ano. A briga ainda não acabou e não podemos relaxar”, afirmou o piloto, que é companheiro de Hélio Castro Neves na equipe Penske.
De fato, a vantagem sobre o sueco Kenny Brack, da Rahal, pode ser considerada pequena. Atualmente, Gil tem 163 pontos na tabela, contra 153 de Brack, que já venceu quatro vezes no campeonato - a última delas na Alemanha. A briga pelo título ainda envolve outros dois candidatos. Hélio Castroneves, vencedor do GP de Laguna Seca em 2000, pontuou em seis das últimas sete corridas e ocupa a terceira posição na classificação geral, com 133 pontos. Michael Andretti, da Motorola, tem 125 pontos e 41 vitórias na Indy, o que faz do americano recordista no quesito. Dos quatro favoritos, três já venceram em Laguna: o próprio Andretti, em 1991 e 92, e Gil de Ferran, em 1995. “Foi a minha primeira vitória na categoria”, relembra o brasileiro.
O GP de Laguna Seca corresponde à 19ª etapa da temporada. Depois, será disputada a última prova internacional do ano, em Surfers Paradise, na Austrália, entre os dias 26 e 28 deste mês.