Rio - Terá início nesta sexta-feira, com o confronto entre as equipes do Araruama e do Comary, a primeira fase do Campeonato Estadual Feminino de Basquete. A partida de abertura será disputada às 15h, em Araruama. No domingo, às 14h, será realizado o jogo de volta, em Teresópolis.
Este ano a competição terá uma nova fórmula de disputa. Na primeira fase (Copa Eugênia Borer), oito times, divididos em quatro chaves, lutam por duas vagas nas quartas-de-final. As outras duas já são de Mangueira e Belford Roxo, pré-classificados no estadual do ano passado. Nas semifinais, entram Vasco e Automóvel Clube de Campos.
Terminada a primeira fase (25/11), começa o segundo turno do Estadual, que terá a participação das seis equipes que disputaram as quartas e as semifinais da Copa Eugênia Borer.
A Federação ainda pode acrescentar dois times à competição. "Nossa intenção é incentivar a interiorização do basquete no estado do Rio de Janeiro. Nesta competição temos equipes de sete municípios, o que prova que o esporte também está crescendo no interior", explicou o diretor-técnico da Federação, Guilherme Kroll.
O torneio terá a participação de Vasco, Belford Roxo, Araruama, Jacarepaguá T.C, CFCSN, S.C. Mackenzie, Automóvel Clube de Campos, Mangueira, C.Comary, Nichteroy B.A, Angra dos Reis B.C. e Hélio Alonso.