Rio - O Vasco sabe que terá um duelo dos mais difíceis pelo Campeonato Estadual Masculino de Basquete neste domingo, às 11h. O time de Hélio Rubens enfrenta o Fluminense no ginásio do Tijuca, mas embora reconheça a força do adversário, aposta na eficiência de sua defesa para garantir a quarta vitória consecutiva na competição e a primeira em um clássico.
Tanta confiança se justifica. Em três rodadas, a equipe tem apenas 168 pontos sofridos - média de 56 - e é o único time abaixo da casa dos 200. O segundo melhor no fundamento é o Automóvel Clube de Campos, com 251 pontos. O Flamengo aparece em terceiro, com 271, e o Fluminense, em quarto, com 274.
“Temos realmente uma preocupação defensiva. Os principais times do mundo, aliás, também jogam desta forma. É o que há de mais moderno. Precisamos ter um sistema defensivo forte para que o ataque seja mais tranqüilo. Mas para isso, o time tem de estar determinado”, comentou o treinador Hélio Rubens.
Graças ao desempenho da defesa, o Vasco ocupa a primeira colocação no Estadual. Com o mesmo número de vitórias do Flamengo, o clube, atual campeão estadual e bicampeão brasileiro, leva a melhor no saldo de pontos: 116, contra 86 do rival. O Fluminense, que já perdeu um jogo, está em terceiro na classificação geral, com saldo de 45 pontos.
Hélio Rubens espera um jogo dos mais equilibrados neste domingo e lembra que o Vasco está iniciando uma temporada que só termina na metade do ano que vem. “Será um jogo igual. Trata-se de um clássico e ainda não atingimos a nossa melhor forma”, comentou o técnico.
Para o armador Helinho, que concorda com o técnico, o segredo é não concentrar a atenção apenas em Marcelinho e Demétrius, que se destacaram nas primeiras rodadas. “Não adianta concentrar a marcação nos dois e esquecer os demais. O Fluminense tem uma grande equipe e todos os jogadores merecem atenção redobrada. Qualquer um deles pode decidir a partida.”
O Vasco deve entrar em quadra com Helinho, Chuí, Rogério, Sandro Varejão e Mike Higgins.