Rio - O Grêmio enfrentará o Cruzeiro neste domingo, às 16h, no Olímpico, sonhando em voltar a ficar entre os oito melhores do Campeonato Brasileiro. Para isso, o Tricolor gaúcho precisará fazer a sua parte em casa e torcer por tropeços da Ponte Preta e do arqui-rival Internacional, que vai a São Paulo encarar o perigoso São Caetano.
Com 25 pontos, o Grêmio está na beira da zona de classificação e uma vitória, aliada aos fracassos dos concorrentes diretos, deixará a equipe em posição de destaque na tabela de classificação. O técnico Tite sabe da importância do confronto diante do time mineiro e pede atenção máxima para não desperdiçar a chance de seguir lutando por uma vaga para a próxima fase da competição.
Sem contar com Anderson Lima, Polga e Émerson, todos suspensos com três cartões amarelos, o treinador tricolor terá como consolo a volta de importantes titulares. O principal deles, o meia Zinho, está praticamente recuperado de um estiramento muscular e tem presença quase assegurada. Mas se o jogador ainda não garantiu a sua escalação, o mesmo não se aplica a Marinho, Rubens Cardoso e Luís Mário. Os três retornam ao time depois de cumprir suspensão automática.
No Cruzeiro, o clima tranqüilo parece estar de volta à Toca da Raposa. Depois da dispensa do atacante Edmundo, logo em seguida à partida contra o Vasco, os jogadores fizeram um pacto e entraram determinados no clássico com o Atlético-MG. O empate de 2 a 2 diante do arqui-rival soou como derrota, mas serviu como motivação para o compromisso subseqüente, contra o Corinthians. A vitória de 1 a 0, no Mineirão, na última quarta-feira, deixou o time com 20 pontos, aliviando momentaneamente a sua situação no Brasileiro.
Sobre a equipe que vai ao Sul, o técnico Marco Aurélio não contará com o lateral-direito Maicon, expulso contra o Corinthians. Assim, Neném terá nova chance entre os titulares. Na esquerda, como Sorín continua com um problema no pé direito, Rodrigo será mantido. O treinador cruzeirense levará para Porto Alegre uma dúvida no meio-campo: o jovem Augusto Recife, bastante elogiado na partida contra a equipe paulista, pode ganhar a vaga de Marcus Vinícius.