Salt Lake City (EUA) - Exclusivamente esculpidas e mais pesadas do que as anteriores, as medalhas de ouro, prata e bronze para os Jogos Olímpicos de Inverno foram apresentadas nesta segunda-feira.
Mitt Romney, presidente do comitê organizador de Salt Lake City (Sloc) disse: ``A equipe criativa do Sloc procurou desenhar uma medalha que não tivesse significado somente para os atletas, mas que também fossem consideradas peças de arte''.
A parte da frente da medalha mostra um atleta à frente das chamas carregando uma tocha que representa o espírito olímpico e a resistência do espírito humano.
A imagem do atleta é ancorada pelos anéis olímpicos, e as palavras ``Luz do Fogo Interno'' estão gravadas na parte da frente da peça.
Na parte de trás da medalha, o deus da vitória grego, Nike, segura uma pequena folha da vitória, que simboliza as coroas de olivas concedidas aos vencedores durante os antigos Jogos Olímpicos. Também no verso, há o nome do esporte.
``Elas são impressionantes. A forma livre a torna muito mais do que única. O grande prêmio para os atletas'', afirmou Cathy Priestner, diretora do Sloc, que conquistou medalha de prata na prova dos 500 metros na patinação nos Jogos de 1976, em Innsbruck, na Áustria.
Feitas exclusivamente com ouro, prata e bronze minerados em Utah, as medalhas foram esculpidas pela fornecedora O.C. Tanner, empresa com sede em Salt Lake City.
Existem 717 medalhas para serem distribuídas durante a competição e cada uma pesa 566,98 gramas, a mais pesada produzida para uma Olimpíada, de acordo com representantes do comitê organizador.
As caixas em que são guardadas as medalhas são feitas de madeira de nogueira com um medalhão retangular de ouro, prata ou bronze inseridos nos anéis olímpicos na parte da frente.
Cada caixa também tem um diploma com o nome dos atletas e a data do evento escritos com tintas em ouro, prata ou bronze. A caixa abriga ainda um compartimento para a corrente.