Dani Blaschkauer
São Paulo – Praticante de um esporte bem inusitado para os padrões brasileiros, Eric Leme Walther Maleson se transformou no primeiro atleta brasileiro a carregar a tocha olímpica.
Maleson é o presidente da Associacao Brasileira de Bobsled, Skeleton e Luge, três modalidades praticada na neve –são espécies de carrinhos de rolimã.
“Foi uma grande surpresa pois pensei que entre os inúmeros talentosos atletas brasileiros, alguém já tivesse tido a oportunidade de carregar a tocha”, afirmou Maleson.
A tocha olímpica vai começar seu ‘passeio’ no dia 4 de Dezembro em Atlanta e vai percorrer, em 65 dias, várias cidades em todos estados nos EUA, chegando finalmente chegará para a Cerimônia de Abertura em Salt Lake City dia 8 de fevereiro de 2002.
Até agora, apenas um brasileiro já conseguiu um lugar nos Jogos de Inverno de 2002: Ricardo Raschini, que disputa a prova de luge. Segundo Maleson, Renato Mizoguchi (também no Luge) está apenas a duas competições de se qualificar. “E a equipe de bobled também está muito perto, com 80% de chance de se qualificar”, comentou.
Para ter um bom desempenho nos Jogos de Inverno, os brasileiros estão treinando três horas por dia e ainda treinando como velocistas. “Fazemos levantamento de peso, técnica de largada, 50 e 100 m rasos, pulos, e mais a parte específica, empurrando o trenó de rodas na rampa”, finalizou Maleson.