São Paulo – O Flamengo ameaçou parar o Brasileirão devido à convocação da Seleção Brasileira para as partidas contra a Bolívia, em La Paz, dia 7, e contra a Venezuela, em São Luis, uma semana.
Em nota assinada pelo presidente do clube Edmundo dos Santos Silva, o time rubro-negro vai propor para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que paralise o campeonato.
"Se a Comissão Técnica da Seleção Brasileira mantiver, realmente, o projeto de convocar os jogadores no próximo dia 31, e ficar com o grupo concentrado por duas semanas para as duas partidas das eliminatórias, que são decisivas para o Brasil garantir a vaga, o Flamengo vai propor à CBF que suspenda o Campeonato Brasileiro pelo mesmo período”, diz a nota.
Silva escreveu ainda que não pretende criar um caso com a CBF. Só não quer que seu clube seja prejudicado. “O Flamengo não está querendo criar um clima de hostilidade com a CBF ou a Comissão Técnica da Seleção Brasileira, pois todos nós estamos torcendo pela classificação para a Copa de 2002. Mas também não podemos aceitar que os clubes sejam os únicos prejudicados. No caso do Flamengo, que luta para melhorar sua posição na tabela e ainda tem chances matemáticas de garantir uma vaga entre os oito finalistas, não é justo aceitar que a equipe fique sem jogadores da qualidade de Juan, Vampeta e Edílson durante quatro jogos”, falou.
Confira a íntegra da nota do presidente do Flamengo enviada através da assessoria de imprensa do clube.
Na expectativa da convocação da Seleção Brasileira para os jogos contra a Bolívia, em La Paz, dia 7 de novembro, e contra a Venezuela, em São Luiz do Maranhão, uma semana depois, o Presidente do Edmundo dos Santos Silva, fez a seguinte declaração:
"Se a Comissão Técnica da Seleção Brasileira mantiver, realmente, o projeto de convocar os jogadores no próximo dia 31, e ficar com o grupo concentrado por duas semanas para as duas partidas das eliminatórias, que são decisivas para o Brasil garantir a vaga, o Flamengo vai propor à CBF que suspenda o Campeonato Brasileiro pelo mesmo período. O Flamengo não está querendo criar um clima de hostilidade com a CBF ou a Comissão Técnica da Seleção Brasileira, pois todos nós estamos torcendo pela classificação para a Copa de 2002. Mas também não podemos aceitar que os clubes sejam os únicos prejudicados. No caso do Flamengo, que luta para melhorar sua posição na tabela e ainda tem chances matemáticas de garantir uma vaga entre os oito finalistas, não é justo aceitar que a equipe fique sem jogadores da qualidade de Juan, Vampeta e Edílson durante quatro jogos. Repito que o Flamengo não quer nenhum prejuízo para a Seleção Brasileira nessa reta final da luta pela classificação. Mas o Flamengo também não pode ser prejudicado porque também luta por uma vaga na fase final do campeonato".
No período de concentração, treinamento e viagens da Seleção Brasileira idealizado pela Comissão Técnica da CBF para esses dois jogos, entre os dias 31 de outubro e 14 de novembro, o Flamengo, por exemplo, fará os seguintes jogos, de acordo com a tabela do Campeonato Brasileiro:
Dia 4/11 – Flamengo x Fluminense
Dia 8/11 – Cruzeiro x Flamengo
Dia 11/11 – Flamengo x Portuguesa
Dia 15/11 – São Paulo x Flamengo
Isso sem contar com a possibilidade de o Flamengo, nesse mesmo período, ter que jogar pela segunda fase da Copa Mercosul, na qual luta pelo bicampeonato.