Rio -O presidente da Federação Equatoriana de Futebol (FEF), Luis Chiriboga, afirmou nesta terça-feira que o campeonato nacional de seu país deverá ter suas datas remanejadas. As mudanças visam a atender a solicitações da seleção equatoriana, que enfrentará o Uruguai no dia 7 de novembro, em Quito, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002.
Chiriboga afirmou que quer os jogadores que atuam no exterior à disposição do técnico Hernán Darío Gómez a partir do dia 29 de outubro. Desta maneira, os jogos válidos pela competição previstos para o dia 31 deste mês poderão ser antecipados ou adiados. Uma decisão sobre o assunto sairá até esta sexta-feira.
Mas os problemas para que a vontade de Chiriboga seja concretizada começam a aparecer. Três clubes, Barcelona, Aucas e Emelec, já se manifestaram contra a sugestão do dirigente, pois estes times terão compromissos pela Copa Merconorte.
Atualmente ocupando a terceira colocação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, com 29 pontos conquistados, a seleção equatoriana só precisa de um empate para garantir vaga no Mundial do próximo ano. Depois deste jogo o Equador fecha sua participação nesta competição enfrentando o Chile, em Santiago.