CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Copa Mercosul
 Estaduais
 Regionais
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Itália aperta o cerco contra volência entre torcedores
Quarta-feira, 17 Outubro de 2001, 17h12

Milão - O Senado italiano aprovou na quarta-feira uma ampla legislação que visa combater a violência nos estádios do futebol do País. Na última temporada, o campeonato italiano teve vários problemas relacionados à violência dos torcedores.

A nova legislação transforma em lei um decreto emitido pelo governo, que foi baseado em leis usadas na Grã-Bretanha para criar crimes específicos relativos ao futebol. Os torcedores agora podem ser acusados criminalmente por invadirem o campo, por jogarem objetos no estádio e por agressões raciais.

As autoridades também ganham mais poderes para banir dos estádios os torcedores violentos. Além disso, fotos e vídeos vão poder ser usados nos processos contra os hooligans.

No entanto, a lei não inclui um ponto polêmico do decreto do governo, que permitia que a polícia efetuasse prisões até 48 horas depois da partida. A lei italiana difere a detenção da prisão, que precisa ser aprovada por um juiz.

Apesar do crescimento da violência e do racismo no futebol italiano, o número de prisões continua baixo. As autoridades têm punido os clubes, através de multas e de interdições de estádios.

Aval - A Associação de Futebol Italiano apoiou a nova lei. "Quero agradecer ao parlamento pela aprovação definitiva do decreto contra a violência introduzido pelo governo em agosto", disse o presidente da Associação, Franco Carraro, em uma nota.

Carraro disse que o decreto "mostrou ser válido" como uma medida preventiva e que o número de incidentes sérios diminuiu nesta temporada, provocando uma "necessidade menor de intervenção por parte da polícia". Mas Carraro deixou claro que a responsabilidade pelo combate à violência continua sendo, principalmente, dos clubes. Ele pediu uma "melhoria nos estádios e a adoção de medidas para melhorar a colaboração entre as autoridades locais, estaduais, os clubes e os torcedores de verdade".

Alguns clubes foram acusados de terem relações próximas demais com torcidas organizadas, e Cassaro disse que esses laços têm que ser rompidos. "O clube deve denunciar os delinquentes mascarados de torcedores", disse ele, que pediu aos clubes, técnicos e jogadores para não incitarem os torcedores.

Reuters


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Futebol Italiano
Senado italiano aprova medidas contra violência nos estádios
Cartola do Boca comemora interesse da Juve por Riquelme
Gol de Cafu dá vitória à Roma
Brasileiro tem gancho reduzido na Itália
Veja lista completa
Futebol europeu
Mallorca manda técnico alemão embora
Senado italiano aprova medidas contra violência nos estádios
Jogadores ingleses desistem de viajar a Israel
Prostitutas alemãs rebatem críticas de treinador
Veja lista completa