Rio - Flamengo e Vasco fazem neste domingo, às 11h, no Maracanãzinho, a partida mais importante da última rodada do primeiro turno do Estadual de Basquete. Líder da competição com oito pontos, o clube da Gávea tentará manter a invencibilidade no torneio. Já em São Januário, a briga é pela reabilitação - no último domingo, a equipe, que ocupa a terceira posição na tabela, com sete pontos, foi derrotada pelo Fluminense. Os dois times já estão definidas para o confronto. O Flamengo deve entrar em quadra com Ratto, Dedé, Oscar, Aylton e Léo (Janjão). O Vasco começa com Helinho, Rogério, Chuí, Nenê e Sandro.
No sábado, às 16h, o Macaé recebe o Campos no ginásio Tênis Clube de Macaé. Ainda sem o reforço do americano Jaja Richards, que não pode ser escalado enquanto não regularizar sua documentação, a equipe visitante encara o jogo como uma decisão. Quem vencer estará a um passo da classificação para o Brasileiro de 2002, já que o Rio tem direito a classificar três times para a disputa. Como o Vasco é o atual campeão brasileiro, sobrou uma vaga para ser definida.
“Se vencermos esta partida praticamente definiremos nossa participação na Liga. Quem terminar o Estadual na quarta colocação estará dentro. É claro que ainda há o jogo de volta, mas quem vencer no sábado dará um grande passo rumo a classificação”, explicou o técnico Zé Boquinha, que deve escalar o Campos com Danilo, Betão, Robyn Davis, Macetão e Rappa. Já o Macaé, deve começar com Paulinho, Thiago, Roberto, Lucas e Rodrigo.
Comary e Fluminense encerram a rodada no domingo, às 12h, em Teresópolis. Para o ala Marcelinho, o jogo terá uma motivação especial: o técnico do Comary, Sérgio Macarrão, é seu tio.
“Este é um jogo que me emociona. Espero poder jogar contra ele por vários anos. Enquanto ele estiver trabalhando, novos talentos estarão surgindo”, declarou o jogador.
O Fluminense deve começar a partida com Demétrius, Marcelinho, Gema, Diego e Keith Nelson. O Comary deve ter Adriano, Raphael, Anderson, Bê e Tonon.