São Paulo – Com um jogador a mais desde os 17min do primeiro tempo –Fabinho foi expulso-, o Grêmio venceu o Corinthians por 2 a 1, neste domingo, no estádio do Morumbi, em São Paulo, com gols de Luís Mário e Cláudio. Luizão descontou.
Este foi o 11º jogo sem perder do time gaúcho, que agora pulou para 35 pontos, alcançando o Palmeiras.
Já o Corinthians, que perdera o título da Copa do Brasil para o tricolor gaúcho, conheceu sua quarta derrota consecutiva (três no Brasileiro e uma na Mercosul). A equipe alvinegra permaneceu com 23 pontos e ficou mais distante dos oito primeiros que garantirão um lugar nas quartas-de-final do campeonato.
No primeiro tempo, o jogo teve lances perigosos para as duas equipes.
Logo aos 5min, Kléber cruza da esquerda, Marinho desvia e a bola sobra para Deivid, que de voleio, carimba o travessão gremista.
O troco gaúcho aconteceu aos 17min. Luís Mário recebe livre na área e chuta. Dida espalma e, no rebote, o atacante do Grêmio chuta e Fabinho impede o gol usando as mãos. O juiz carioca Léo Feldmann marca pênalti e ainda expulsa o corintiano. Na cobrança, o mesmo Luís Mário chutou e marcou.
A festa dos visitantes durou pouco. Aos 21min, Deivid cruzou e Gavião, de ombro, afasta. O juiz, porém, deu pênalti, alegando que o volante utilizou as mãos. Luizão cobrou e empatou o jogo.
Em seguida, a partida ficou tumultuada com as expulsões do técnico do Corinthians, Vanderlei Luxemburgo, e do médico Joaquim Grava. “Foi uma sacanagem. Ele precisa se aposentar”, afirmou Luxa, ao deixar o gramado.
Aos 33min, Cláudio recebeu de Luís Mário na área, se antecipou a Batata e chutou na trave esquerda de Dida. Aos 44min, Luizão driblou Polga na esquerda, entrou na área e cruzou para Deivid, que cabeceou mas Roger afastou, também de cabeça, para escanteio.
No segundo tempo, o Grêmio voltou tocando mais a bola. Até que aos 12min, o técnico Tite mudou o esquema tática do time. Saiu do 3-5-2 e colocou o 4-4-2 com a entrada de Mauro Galvão no lugar de Gavião. Dois minutos depois, Cláudio se livrou de Batata dentro da área e, de voleio, acertou o ângulo esquerdo de Dida: 2 a 1.
Mesmo com a desvantagem, o Corinthians continuou calmo e tocando a bola, mas finalizou pouco, facilitando a vida do goleiro Danrlei.