Rio - O atacante Rodrigo Mendes sofreu uma forte torção no tornozelo esquerdo, durante o recreativo deste sábado, e deverá desfalcar o Grêmio neste domingo, contra o Corinthians, no Morumbi. Ele será substituído por Claudio.
O técnico Tite já não contava com o ala-direita Anderson Lima, que sofreu a mesma lesão contra o Santa Cruz, quinta-feira. Mas esperava escalar o armador Zinho, já curado de um estiramento na coxa esquerda, sofrido no último dia 4. Mas os médicos acharam melhor preservar o craque do time para a estréia na segunda fase da Copa Mercosul, quarta-feira próxima, no Olímpico, contra o Talleres. Pedrinho será o ala-direita. Para o lugar de Zinho, o técnico diz estar em dúvida entre Fabio de los Santos e Itaqui.
Com isso, a equipe do Grêmio deverá ser esta: Danrlei, Marinho, Polga e Róger; Pedrinho, Emerson, Rafael, Fabio de los Santos (Itaqui) e Rubens Cardoso; Luís Mário e Claudio.
Os desfalques reduzem um pouco a confiança do Grêmio em continuar crescendo na tabela mesmo sem contar com todos os titulares – é sexto, com 32 pontos. Ainda terça-feira passada, o Tricolor usou seu time reserva contra o Palmeiras, no Parque Antarctica, pela Copa Mercosul, e arrancou um empate.
“Até agora as perdas de jogadores por lesão só mostraram que temos um ótimo elenco, mas isso não vai ser sempre assim”, ponderou o técnico Tite, assustado diante da lesão de Rodrigo Mendes, que torceu o tornozelo ao saltar para um cabeceio.
O diretor-médico, José Arthur Mickelberg, disse que não acredita em azar, mas fez uma ressalva. “Alguma coisa estranha está acontecendo no Grêmio.”
Domingo passado, o atacante Leandro torceu o joelho, precisando operar o menisco. Quinta, contra o Santa Cruz, Anderson Lima rompeu ligamentos do tornozelo: 30 dias fora. Antes, no dia 4, Zinho sofreu estiramento na coxa esquerda. Durante o Brasileiro, Nenê e Fábio Baiano tiveram lesão muscular, Claudiomiro quebrou o pé (não joga este ano) e Tinga torceu o joelho (volta no fim de novembro). A boa notícia é que Mauro Galvão, de fora há quatro meses, ficará no banco pela primeira vez.