Londres - O resultado da partida de domingo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo entre Irã e Bahrein vai ser mantido, depois que a Fifa rejeitou, na segunda-feira, uma reclamação do Irã de que o time adversário havia utilizado irregularmente alguns jogadores. O Bahrein bateu o Irã por 3 a 1.
Essa derrota, associada à vitória da Arábia Saudita sobre a Tailândia por 4 a 1, fez com que o Irã perdesse a liderança do grupo -- e a vaga automática para a Copa do Mundo de 2002.
A principal autoridade do futebol iraniano, Mohsen Safai Farahani, reclamou que alguns jogadores do Bahrein não deveriam ter jogado em quatro das partidas pelas Eliminatórias, por causa de cartões amarelos recebidos durante a primeira fase do torneio. “Todos os jogadores de Bahrein estavam em condições de jogo'', disse a entidade em uma nota. “A Fifa checou os documentos oficiais dos jogos do grupo A e descobriu que todos os jogadores de Bahrein que participaram desses jogos estavam em condições de jogo''.
“Em um fax enviado hoje (segunda-feira) para a Federação de Futebol do Irã, o secretário-geral da Fifa, Michel Zen-Ruffinen, confirmou esse fato.''
A Fifa disse que os jogadores em dúvida estavam legais ou por já terem cumprido suspensão automática ou porque os cartões amarelos recebidos na primeira fase das Eliminatórias Asiáticas foram “zerados'' para a segunda fase.
A derrota do Irã no domingo causou uma série de violentos protestos em Teerã, onde 800 pessoas foram detidas pela polícia.