Sydney - A Austrália deseja que a FIFA mantenha as datas dos jogos de ida e volta da repescagem que disputará contra o quinto colocado da América do Sul, por uma vaga na Copa do Mundo de futebol de 2002. As partidas estão previstas para os dias 18 e 25 de novembro.
A Confederação Sul-Americana de Futebol defende a modificação das datas, já que as últimas partidas do grupo sul-americano serão disputadas no dia 14 de novembro, apenas quatro dias antes da partida de ida da repescagem, um período considerado muito curto pela Conmebol.
A poderosa Confederação Sul-Americana apresentará um pedido oficial à FIFA sobre este tema na próxima semana, durante uma reunião do Comitê de Organização da Copa do Mundo, segundo o treinador da seleção australiana Frank Farina.
Farina destaca que se as datas forem adiadas, seus jogadores permanecerão vinculados a seleção durante quase um mês, o que provocará problemas com os respectivos clubes, que já informaram que não concordam com a disputa de um amistoso entre Austrália e França no dia 11 de novembro em Melbourne.
Farina considera que a Federação Internacional de Futebol não pode voltar atrás. "É a única responsabilidade da FIFA", explicou. "Caso modifique as datas, deverá assumir a responsabilidade de explicar isto aos clubes, pois os jogadores que convoquei não poderão ser liberados antes da partida de volta da repescagem".