São Paulo - Frases famosas, polêmicas e equivocadas de jogadores de futebol – e do ex-presidente corintiano Vicente Matheus - estão sendo utilizadas pela Portuguesa para incentivar seus jogadores das categorias de base a estudarem. A idéia é de Edu Miranda, ex-jogador, que treina a categoria sub-17 da equipe do Canindé.
“Eu percebi que nossos meninos tinham muita dificuldade para se expressar e entender as preleções. Acho importante que os atletas dominem a nossa língua, e sejam pessoas com visão crítica”, explica Edu.
Ele fez um cartaz com frases recebidas via Internet e colou no vestiário dos juvenis. Mas o incentivo à educação na Lusa vai além das brincadeiras. O clube matriculou os jogadores das categorias de base que moram no alojamento do Canindé em uma escola em Santana.
Além disso, uma professora particular passa as tardes no clube, dando aulas de reforço às disciplinas escolares, conversando sobre cultura geral e discutindo questões sociais, como sexualidade e drogas. “A maioria é adolescente, que é uma fase complicada. Por isso, temos que trabalhar nesses três aspectos”, afirma a professora e psico-pedagoga Tatiana Pita, que começou este trabalho há seis meses.