Rio - Conforme o colunista Fernando Santos do Terra Esportes adiantou na terça-feira, o novo recorde mundial de pontos do basquete provavelmente será estabelecido sábado, sob os holofotes do Maracanãzinho, no clássico do Campeonato Estadual que coloca frente a frente os rivais mais tradicionais do Rio.
Dos 34 pontos que precisava para igualar a marca de 46.725 de Kareem Abdul-Jabbar, Oscar marcou 31 na quarta, na vitória do Flamengo sobre o Comary por 129 a 83 (59 a 35), em Teresópolis. Os outros quatro, ele deixou para o Fla-Flu de sábado, às 17h.
"Simplesmente não aconteceu de bater o recorde nessa partida. Pelo menos poderei chegar à marca diante da torcida do Flamengo", admitiu o Mão Santa, que leva em conta apenas os pontos marcados em jogos oficiais por clubes e pela Seleção.
Na verdade, Oscar só não bateu o recorde contra a equipe mais fraca do campeonato porque não quis. Só no primeiro quarto, ele marcou 22 pontos.
Depois de passar todo o segundo quarto fora da quadra, Oscar voltou ao jogo no início do terceiro, para marcar mais nove pontos e voltar para o banco de reservas, onde permaneceu até o fim da partida. Mesmo sem seu principal jogador, o Flamengo não teve dificuldade para atropelar o Comary.
"Queria mesmo bater o recorde no Maracanãzinho. O Flamengo preparou uma grande festa", disse Oscar, que agora soma 46.722 pontos.
Dos 14 arremessos que tentou, Oscar acertou 11, sendo oito de três pontos. Prova de que a mão daquele que será o maior cestinha de todos os tempos, está mais do que afiada.