Rio - Neste domingo, às 17h, o Maracanã vai ser palco para mais um capítulo na rivalidade entre Vasco e Fluminense. Mesmo vivendo momentos distintos no Campeonato Brasileiro, as duas equipes farão um duelo decisivo para as suas pretensões na seqüência da competição.
Enquanto uma quer se aproximar das primeiras colocações, a outra ainda luta para chegar à zona de classificação.
Há várias rodadas, o Fluminense vem figurando entre os melhores do Brasileiro e não será nesta que perderá a sua posição. Na pior das hipóteses, o Tricolor continuaria na sexta colocação, já que tem cinco pontos de vantagem sobre os concorrentes diretos. Mas o risco que pode passar a correr em caso de uma derrota, faz com que o técnico Oswaldo de Oliveira se previna em relação ao adversário.
A preocupação fica evidente pelo lado tricolor devido ao mistério na escalação. Já é de conhecimento público que o meia Roger volta à equipe depois de se recuperar de uma lesão no tornozelo esquerdo. Mas o treinador não quis revelar antes do clássico como pretende atacar o Vasco, mesmo com Roni e Magno Alves formando a dupla ofensiva durante os treinamentos da semana. Se não houver surpresa, a tendência é que os dois atuem desde o início do confronto.
Enquanto o pensamento nas Laranjeiras é permanecer ou ficar mais perto das primeiras posições, no Vasco a tentativa é se aproximar da zona de classificação. Com 25 pontos, a equipe pode alcançar este objetivo com uma vitória no clássico. Em contrapartida, um insucesso pode ser fatal, fazendo com que a vaga para a próxima fase fique cada vez mais distante.
Apesar da situação mais delicada que o rival, o Vasco não tem segredo na sua escalação. Com Euller à disposição e Romário recuperado de um problema no joelho direito, a equipe está pronta para mais um desafio regional. Vale lembrar que, neste Brasileiro, os vascaínos atropelaram os rubro-negros (5 a 1) e alvinegros (3 a 1). E contra o Fluminense, o Vasco promete o mesmo empenho, que seja capaz de levar mais uma vitória para São Januário.