Roma - A Roma, dos brasileiros Cafu, Emerson, Marcos Assunção e Lima, venceu o clássico contra o Lazio por 2 a 0 neste sábado, enquanto Juventus e Inter de Milão empataram os pontos sem gols, pela nona rodada do Campeonato Italiano.
O Roma (15 pontos) confirma suas possibilidades de ganhar o título e enterra mais um pouco a Lazio na crise. A Juventus (13) perde a confiança enquanto a Inter (15) começa a levantar a cabeça depois da derrota, no domingo passado, para o Milan.
O jogo foi equilibrado no primeiro tempo com a Roma, do técnico Fabio Capello, avançando, sem arriscar, e mais prudente do que o de costume com um meio-campo brasileiro compacto (Cafu, Emerson, Marcos Assunção e Lima), e ainda Tommasi e Candeia, deixando apenas o argentino Batistuta isolado, na frente, apoiado por Francesco Totti.
Alberto Zaccheroni, com jogadores três na defesa, não teve tanto cuidado, mas fixou Preto e César no meio do campo, com Mendieta, Liverani e Giannichedda, e lançou a dupla argentina Hernán Crespo e Claudio López.
O segundo tempo começou com a troca de Batistuta por Marco Del Vecchio. O reserva entrou e abriu o placar aos 4 minutos.
A Lazio tentou algumas mudanças que não surtiram efeito, nem depois da substituição de Simone Inzaghi por Claudio López, pois o Lazio, fora um chute forte de Nesta aos 30 minutos, poderia, no máximo, tentar um empate, já que o Roma controlou o resto do jogo. Totti, aos 47, finalizou o placar.
Juventus e Inter de Milão também não foram ao ataque no primeiro tempo. Os chutes saíam sem direção e só os escanteios ofereceram algum perigo.
De bola parada, Di Biagio (16min) e Córdoba (20min), pelo Inter, e Tudor (25min), pelo Juventus, quase marcaram. O lance de maior perigo surgiu com o chute na trave de Zambrotta (30min), também de falta.
No segundo tempo, a Juventus foi mais agressivo e procurou mais o gol da Inter. Mas pecou ao entrar muito pelo centro e facilitou as coisas para a Inter de Milão, mais ordenado e sólido.
O jogo continuou equilibrado, um pouco mais confuso e sem brilho do lado da Juve, enquanto o Inter, do técnico argentino Héctor Cúper, mostrou mais disposição e deu um pouco mais de ritmo ao jogo, com os jovens pontas (Ventola e Kallon).
O Chievo ainda lidera, com 16 pontos, um a mais que a Roma e da Inter. O Milan, com uma partida a menos, vem em seguida com 14. A rodada será completada neste domingo com sete jogos:
Brescia x Venezia
Chievo x Torino
Lecce x Atalanta
Milan x Bologna
Parma x Verona
Perugia x Piacenza
Udinese x Fiorentina