Rio - Com grande desempenho, o cavaleiro Rodrigo Pessoa, montando Gandini Lianos, venceu neste domingo o Grande Prêmio de Vilhelmsborg, a prova mais importante do Concurso Internacional de Salto de Aarhus, na Dinamarca. O conjunto brasileiro superou todos os obstáculos, com altura máxima de 1,60 metros, sem falta, no tempo de 32s45.
Rodrigo e Gandini Lianos foram o 39º conjunto de 42 participantes a entrar na pista de areia do picadeiro coberto. Mesmo pressionado por vários bons resultados, o representante brasileiro conseguiu uma passagem perfeita, ganhando um prêmio de 100 mil coroas dinamarquesas ou pouco mais de R$ 33 mil.
“Não poderia ter sido melhor o encerramento do concurso de Aarhus", comentou Rodrigo logo após a competição. "Acho que os cavalos estão bem e a equipe muito motivada", prosseguiu. "Passamos por uma fase difícil nos meses de junho e julho, mas a partir do torneio de Calgary reencontramos o caminho correto e, desde então, temos ficado entre os três primeiros colocados na maioria das provas importantes", ressaltou.
A alemã Helena Weinberg, com Silwa Little Gun, ficou em segundo lugar no Grande Prêmio, com pista limpa (32s84), seguida do holandês Erick van der Vleuten, com Curastella, com zero ponto perdido em 32s95.
No sábado, Rodrigo Pessoa e Gandini Baloubet Du Rouet terminaram em terceiro lugar no Grande Prêmio classificatório para a Copa do Mundo de Hipismo da Alemanha, previsto para o início de maio. O brasileiro também gostou do resultado.
"Foi uma ótima colocação e estamos indo de encontro à vaga para a final da Copa do Mundo", comentou. E, com Gandini Bianca D'Amaury, o cavaleiro brasileiro obteve a segunda colocação na prova Stutter Ask, da série intermediária, que teve obstáculos com 1,40 m de altura máxima e fechou a programação de sábado.