São Paulo - O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Eduardo José Farah, não se pronunciou oficialmente, mas a reunião do Conselho Arbitral, realizada nesta terça na sede da entidade, praticamente definiu o número de participantes e as datas de disputa das três primeiras divisões do Campeonato Paulista.
A Série A-1 vai ter 12 clubes. Por enquanto, o São Caetano é um deles. Mas uma reunião dos componentes da Liga Rio-São Paulo, marcada para o dia 6 de novembro, deve decidir que o Azulão vai participar da competição regional caso algum clube paulista seja rebaixado no Campeonato Brasileiro. Por isso, o Botafogo, que tem 87,4% de chances de cair, deve dar seu lugar ao Azulão.
Essa indefinição de Farah está irritando os outros membros da Liga Rio-São Paulo. Para eles, o torneio já deveria estar definido, sem a participação do clube do ABC. As outras duas divisões inferiores do futebol paulista, a A-2 e a A-3, vão ter o mesmo número de clubes, 16 cada, mas fórmulas de disputa diferentes.
Antes do início da reunião, o presidente da Francana, Gílson de Souza, estava recolhendo assinaturas dos outros dirigentes para tentar aprovar a participação de 16 clubes em cada uma das três principais divisões. Se isso acontecesse, 12 clubes subiriam de divisões sem terem conquistado o acesso em campo. Mas a proposta foi rejeitada por Farah.
“O Farah disse que, por ele, a proposta de 16 clubes nas três primeiras divisões poderia até acontecer. Mas ele lembrou que o problema é com o contrato da televisão, que só aceita 12 clubes”, conta o presidente da Ferroviária, Milton Cardoso.
O valor das cotas dos clubes ainda não foi definido. Os dirigentes disseram que Farah vai anunciar os números em dez dias.