Munique - No topo de sua forma, Lindsay Davenport manteve vivas suas chances de terminar o ano em primeiro lugar no ranking mundial, ao vencer Amanda Coetzar por 6-3 6-3 no WTA Championships na quarta-feira.
Davenport, segunda cabeça-de-chave, jogou melhor que a pequenina sul-africana, mostrando golpes poderosos eu seu primeiro jogo no torneio que reúne as 16 melhores jogadoras do mundo.
A ex-número um do mundo venceu os últimos três torneios que participou, e está em segundo lugar no ranking feminino, 61 pontos atrás da também norte-americana Jennifer Capriati.
Davenport pode ainda terminar o ano no topo desde que Capriati não chegue à final do torneio, que distribui 3 milhões de dólares em prêmios.
``Neste momento, ficarei feliz de terminar o ano como número dois'', disse Davenport, que conseguiu 13 vitórias consecutivas desde o iníio da temporada européia em quadras cobertas.
``Sempre achei que a número um deve ser uma jogadora que foi muito bem nos Grand Slams, e este ano eu não cheguei a nenhuma final''.
Davenport vai disputar a semifinal contra Jelena Dokic da Iugoslávia, jogadora que venceu nas duas últimas partidas -- em Linz no domingo e em Zurique na semana anterior.
Dokic, sexta cabeça-de-chave, teve dificuldades apenas no primeiro set contra a norte-americana Meghann Shaughnessy, a quem venceu por 7-6 6-2.
A carreira de Anke Huber havia terminado mais cedo de um modo desapontador, com a derrota por 6-1 6-2 para a adolescente belga Justine Henin, na primeira partida do dia.
``Este foi, sem dúvida, meu último jogo'', disse a alemã de 26 anos, após 12 anos de carreira. `` É lógico que gostaria de ter jogado melhor hoje, mas as coisas são assim. Justine estava bem demais''.
A outra estrela belga, a vice-campeã de Roland Garros, Kim Clijsters, também passou para a próxima rodada, ao vencer a russa Elena Dementieva por 6-3 7-6.
Quartas-de-final:
Quinta-feira:
Dokic v Davenport
Sanchez-Vicario v Clijsters
Sexta-feira:
Henin v Williams
Capriati v Testud