Lisboa - A polícia de Portugal está investigando se brasileiros compraram passaportes do país europeu roubados nos últimos anos informou sábado, a revista "Expresso". As autoridades suspeitam que os brasileiros usem os passaportes portugueses para entrar nos Estados Unidos sem necessidade de obter visto.
Também estão na mira jogadores de futebol brasileiros que podem ter adquirido falsa nacionalidade portuguesa para não ocupar uma das limitadas vagas de estrangeiros em times de países da União Européia.
Segundo o "Expresso", cerca de 1.200 passaportes portugueses em branco foram roubados há um ou dois anos no Governo Civil da cidade de Viseu, a cerca de 300 quilômetros ao norte de Lisboa.
Entre 1995 e 2000, outros 4.516 passaportes foram roubados em consultados de Portugal, segundo a publicação.
Como parte de sua luta contra o terrorismo, os Estados Unidos pretendem excluir Portugal da lista de países cujos cidadãos não precisam de visto para entrar no território americano.
O Governo português não se manifestou oficialmente sobre o suposto roubo de passaportes. O primeiro-ministro, Antonio Guterres, considerou "inoportuna" uma pergunta feita no Parlamento pelo líder do Partido Popular, Paulo Portas, sobre o assunto.
Guterres teme que a discussão afete a negociação com os Estados Unidos. Ele disse que este ano o país implantou um novo sistema altamente seguro de emissão de passaportes
"O Expresso" afirma que em 1997 desapareceram 28 passaportes em branco normais e cinco diplomatas do consulado de Portugal em Islamabad, capital do Paquistão.