CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Últimas Notícias
 Classificação
 Pilotos
 Equipes
 Circuitos
 Galeria de carros
 Calendário
 Todos os campeões
 Papel de parede
 Guia GP Brasil
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Fórmula 1
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diferentes estilos de pilotagem se enfrentam nas 500 milhas da Granja Vianna
Segunda-feira, 05 Novembro de 2001, 22h15
Atualizada: Segunda-feira, 05 Novembro de 2001, 22h19

Jeff Paiva

São Paulo – Os pilotos que correm nos campeonatos de kart durante o ano ficam em segundo plano nas 500 Milhas. A grande atração são os pilotos da Fórmula 1, principalmente Rubens Barrichello. Mas o coordenador da Equipe Krones, o paulista Marcelo Richter, guarda um trunfo na manga. “Enquanto eles chegam para ‘arrepiar’ nós contamos com a nossa regularidade e o conhecimento do circuito” diz Richter, que comanda uma equipe de 16 pilotos e quatro karts e que marcou a pole position na edição 2000 das 500 Milhas.

A estratégia de cada equipe, além do ajuste no acerto de motores e chassis pode significar a diferença entre a vitória e uma simples figuração. Badula, também piloto de kart durante o ano, ressalta que o instinto de competição dos pilotos de ponta pode ser um fator negativo. “É natural, para eles, disputar cada curva, cada freada. Para nós é melhor virar um ou dois segundos mais lento em cada volta e chegar ao final com menos desgaste físico e de equipamento”.

Na equipe de Enrique Bernoldi, Ricardo Zonta e Ricardo Maurício (piloto de F 3000) o entrosamento é a chave. Os mecânicos trabalharam com Bernoldi em seu último ano de kart, e até o final de 2000 formavam a equipe de Maurício. “Nós nos entendemos em um gesto, um olhar” afirma o jovem Ricardo Maurício. “O difícil é segurar o pé direito” completa Zonta. “Ao sair do box pela primeira vez, a equipe me chamou e pediu para ir mais devagar. Sem perceber estava com o pé embaixo, e a sensação era de estar quase parado” afirma o piloto, mais acostumado a bólidos que alcançam 300 km/h. No final da reta da Granja Vianna um kart chega a meros 100 km/h.

Os chassis e motores são padronizados para as 500 Milhas. O motor é um Honda de 5,5 hp, e o chassi é um ZF, o mesmo usado no Campeonato Paulista de Kart. As alterações feitas pelos mecânicos seguem as indicações de cada piloto. Rubens Barrichello, que corre ao lado de Tony Kanaan e Mario Haberfeld, ainda buscava o acerto ideal na segunda feira. “Este é um primeiro contato com a pista e o equipamento. Ainda há muito trabalho a ser feito” afirma.

Redação Terra

 

 VEJA AINDA
Rubens Barrichello
Pilotos da F-1 correm de kart em São Paulo
O desafio entre Rubinho e Galvão Bueno
Rubinho vence e tira sarro de Galvão Bueno
Rubinho se diz preocupado com Massa
Veja lista completa
Kart
Tarso Marques corre atrás de boquinha no kart
Time de Rubinho sofre desfalque no kart
Zonta se prepara para duelo no kart
Campeão da Stock corre ao lado do filho nas 500 Milhas de kart
Veja lista completa
Ricardo Zonta
Pilotos da F-1 correm de kart em São Paulo
Zonta se prepara para duelo no kart
Zonta encerra bateria de testes com a Jordan
Zonta volta a fazer “testes chatos”
Veja lista completa
Enrique Bernoldi
Pilotos da F-1 correm de kart em São Paulo
Mesmo sem tempo, Bernoldi e Marques largam na Bélgica
Bernoldi culpa freio por saída da pista
Brasil ameaçado de ter menos pilotos em 2002
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade