São Paulo - Os cavaleiros brasileiros Vítor Alves Teixeira e Rodrigo Sarmento são os favoritos para a conquista das duas vagas sul-americanas para a próxima Copa do Mundo de Hipismo de Salto, a ser realizada no início de maio de 2002, em Leipzig, na Alemanha. O Grande Prêmio, que decidirá os finalistas da World Cup, está marcado para o próximo domingo, às 16 horas, na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo.
Com duas vitórias (Porto Alegre e Rio de Janeiro), um segundo lugar (Belo Horizonte) e um 15º, no último domingo em Buenos Aires, Vítor Alves soma 59 pontos nas seis etapas qualificatórias. Mas sua liderança está ameaçada por Rodrigo Sarmento, que acumula 54 pontos. Sarmento não venceu nenhuma das cinco etapas, porém é um dos cavaleiros mais regulares da Liga Sul-americana, com dois segundos lugares, um terceiro e dois décimos.
Apesar da boa classificação atual, os cavaleiros brasileiros ainda sofrem uma ameaça na busca pelas duas vagas da Copa do Mundo. Os chilenos Bernardo Naveillán (43,5 pontos) e Joaquin Larrain (40 pontos) também possuem chances matemáticas.
Confira a classificação da Liga Sul-Americana para a Copa do Mundo de Hipismo de Salto:
1º) Vítor Alves Teixeira (Brasil), 59 pontos;
2º) Rodrigo Sarmento (Brasil), 54;
3º) Bernardo Naveillán (Chile), 43,5;
4º) André Bier Johannpeter (Brasil), 42;
5º) Joaquin Larrain (Chile), 40;
6º) Matias Albarracin (Argentina), 39;
7º) Paulo Stewart (Brasil) e Martin Moschini (Argentina), 30;
9º) Julian Duprat (Argentina), 29;
10º) Samuel Parot (Chile), 27;
11º) Justo Albarracin (Argentina), 25;
12º) Cláudia Itajahí (Brasil), 22;
13º) Álvaro Affonso de Miranda Neto (Brasil) e Bernardo Alves (Brasil), 21,5;
15º) Frederico Castaing (Argentina), 20 pontos.