São Paulo – A Seleção Brasileira deixou escapar a classificação antecipada para a Copa do Mundo de 2002 ao perder por 3 a 1 para a Bolívia na quarta-feira. Mesmo assim, o time do técnico Luiz Felipe Scolari ainda tem 98,39% chances de conquistar a vaga, segundo as estatísticas do Chance de Gol.
Apesar de ter os números ao seu lado, Felipão não conseguiu esconder a preocupação na chegada ao Rio. Questionado se pensava na possibilidade de disputar a repescagem contra a Austrália, o técnico foi seco. “Sim, pois temos de fazer todo tipo de planejamento, prevendo todos os tipos de possibilidade.”
Para não depender de nenhum resultado do Uruguai, o Brasil precisa vencer a Venezuela na próxima quarta, em São Luís, na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.
Os uruguaios têm apenas 1,61% de chance de se classificar. Para isso, precisam vencer a Argentina, líder da competição, e torcer por pelo menos um empate dos brasileiros.
Os argentinos, junto com Paraguai e Equador, já têm vaga garantida para a Copa.
O direito de disputar a repescagem contra a Austrália é disputado por uruguaios - que têm 94,6% de chances – e colombianos – com 5,4%. Se o Brasil não conseguiu se classificar contra a Venezuela, já tem lugar garantido para lutar com os australianos.