CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Copa Mercosul
 Estaduais
 Regionais
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coréia do Sul tenta evitar consumo de carne de cachorro durante Copa
Quinta-feira, 08 Novembro de 2001, 14h52

Seul (Coréia do Sul) - Preocupada com sua imagem, a Coréia do Sul, co-organizadora da Copa do Mundo de 2002, está adotando medidas para evitar os maus-tratos aos cães, mas dificilmente o país vai conseguir coibir uma prática que os ocidentais acham dura de engolir -- os pratos com carne de cachorro.

Representantes da Fifa disseram na terça-feira que a entidade recebeu várias cartas de pessoas preocupadas com o assunto. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, pediu ao chefe do comitê organizador local, Chung Mong-joon, que tome providências para mostrar que o país é ``sensível à opinião pública mundial''.

Os cães usados na comida são especialmente criados para esse fim na Coréia. Um dos pratos, o poshitang, é considerado uma iguaria fina e saudável pelos coreanos.

Defensores dos animais no país dizem que os animais são criados sem a higiene necessária. O que causa mais escândalo entre estrangeiros é a maneira como os cães são mortos (a pauladas, queimados ou enforcados) para ter a carne mais macia. Mesmo antes de receber o pedido da Fifa, o governo já havia decidido impedir essa prática. Mas é claro que há limites. ''Vamos impedir os maus-tratos aos cães, mas será difícil evitar que os coreanos comam sua carne. O poshitang é um prato tradicional'', disse Park Sung-rak, assessor do primeiro-ministro.

Lim Kyu-hyo, diretor da Sociedade Protetora dos Animais da Coréia do Sul, acha que o governo não está fazendo o suficiente. ``O governo precisa aprovar uma lei que proíba o consumo de carne canina'', afirma.

Lee Wha-jin, dono de um restaurante, acha correto evitar a brutalidade, mas é contra abrir mão de um hábito saudável ``para pacificar os ocidentais''. Ele disse que muitos estrangeiros procuraram o poshitang em seu restaurante durante as Olimpíadas de Seul, em 1988. ``Bois e peixes são criados para o consumo. Por que os estrangeiros nos culpam por matar cachorros?'', compara ele.

Na época das Olimpíadas, os restaurantes especializados em cachorro nas ruas mais movimentadas fecharam, para evitar a polêmica. Mas isso foi temporário. Mais de dez anos depois, os cães continuam sendo exibidos aos consumidores em suas gaiolas.

Reuters

 

 VEJA AINDA
Fifa
Estádios japoneses para Copa de 2002 são elogiados pela Fifa
Chilavert diz que Brasil é beneficiado pela Fifa
Espanhóis cobram dívida no Vasco na Fifa
Fifa pede fim de crueldade com animais em país sede da Copa
Veja lista completa
Copa 2002
Estádios japoneses para Copa de 2002 são elogiados pela Fifa
Dispensado de clube, australiano só pensa na repescagem
Jogadores australianos ameaçam greve se não receberem
Fifa pede fim de crueldade com animais em país sede da Copa
Veja lista completa
Histórias Inusitadas
Cartola chama Baggio de donzela
Maradona se fantasia de Bin Laden em festa na Argentina
Bispo benze campo para evitar rebaixamento de time
Seis policiais são acusados por tragédia em estádio
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade