São Paulo – França, Rússia e Alemanha venceram seus confrontos no segundo dia de disputa da fase final da Federation Cup, realizada na cidade de Madri. As francesas, lideradas por Sandrine Testud, passaram pelas checas por 3 jogos a 0. A Rússia se aproveitou da inexperiência da Argentina, que veio desfalcada de Paola Suarez, e aplicou 2-0, enquanto a Alemanha se recuperou da derrota no primeiro dia, vencendo as australianas por 2-0. Nestes dois confrontos os jogos de duplas foram dispensados, já que o confronto já havia sido decidido.
A qualidade francesa prevaleceu no confronto contra as checas, válido pelo grupo A. Testud (número 11 do mundo) derrotou Kveta Hrdlickova (85) por 6-4 e 6-1, e Mauresmo (9) venceu Denisa Chladkova (50) por 6-2 e 7-5. As francesas também ganharam o jogo de duplas sem perder um set sequer.
A República Checa já tinha perdido quarta-feira para a Rússia por 2-1. Esta segunda derrota acaba com qualquer chance do time de chegar à final.
Na equipe francesa, o clima é de otimismo. "É um bom começo", disse Mauresmo depois de liquidar sua rival em 78 minutos.
A Rússia passou como um rolo compressor sobre a Argentina. A maior experiência e a maturidade das jogadoras russas se refletiram em vitórias incontestáveis nas partidas individuais.
Em jogos do grupo A, Nadia Petrova venceu por 6-4 e 6-3 Clarisa Fernández, e Elena Dementieva destroçou Maria Emilia Salerni por 6-1 e 6-2.
As russas, que tinham superado ontem as alemãs por 2-1, conquistaram sua segunda vitória, e as argentinas sofreram sua primeira derrota.
Além da falta de experiência, as argentinas sentiram a ausência de sua melhor jogadora, Paola Suárez, que sofreu uma contusão.
A Alemanha recuperou suas esperanças ao vencer a Austrália, que já tinha perdido para a Espanha e ficou sem chances de se classificar para a final.
Bianka Lamade venceu Alicia Molik, por 7-6 (7-2) e 7-5, e Barbara Rittner ganhou de Nicole Pratt, por 4-6, 6-3 e 7-5.