São Paulo – O Chile recebeu o Equador e empatou em 0 a 0, pela última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2002 no Japão e Coréia do Sul. O anfitrião já não tinha chances de classificação e o Equador estava em uma confortável segunda posição. Com o empate sem gols o Equador chegou a 31 pontos, enquanto o Chile fechou melancolicamente em último lugar, com 12 pontos.
O Chile correu, lutou e buscou o golo durante os 90 minutos mas faltou a qualidade nas complementações a gol. O Equador não queria perder a posição de segundo melhor time da América do Sul. No primeiro tempo o Chile exerceu o domínio territorial e criou mais oportunidades de gol, mas sem objetividade nas conclusões. A melhor oportunidade surgiu aos 17 minutos, em uma conclusão de Julio Gutierrez para um passe de Riveros.
No segundo tempo, com a entrada de Axel Ahumada e Patricio Almendra o Chile cresceu ofensivamente, mas o panorama não mudou muito. O Equador chegou a se aventurar no ataque, mas se gastar muitas energias e só garantindo o empate que manteve a seleção em segundo lugar nas Eliminatórias. As emoções ficaram reservadas para os 10 minutos finais, quando Ahumada concluiu com perfeição, para a boa defesa de Cevallos. O arqueiro chileno salvou a honra de seu país no minuto final, quando Tenório cruzou e Luis Gomez cabeceou à queima-roupa.