Rio - O Peñarol do Uruguai anunciou nesta quinta-feira que pretende estabelecer uma franquia na área metropolitana de Nova York no ano de 2003.
O advogado Randy Torres, da InterAthletics Sports, representante americano do Peñarol confirmou o acordo firmado entre Marcelo Marchesano, diretor do clube uruguaio e Dave Askinas, presidente da A-League, a segunda divisão americana.
A InterAthetics assumirá os riscos, juntamente com o Peñarol, da empreitada do clube nos Estados Unidos. A empresa nova-iorquina representa vários jogadores e clubes, além de promover diversos eventos relacionados ao futebol.
O Peñarol americano jogará com o tradicional uniforme utilizado no Uruguai. Sua função principal será desenvolver o esporte na área metropolitana de Nova Iorque, especialmente nos locais com maioria latino-americana. A parceria prevê ainda a construção de um estádio e um moderno centro esportivo.
O anúncio oficial da inclusão do Peñarol na A-League será em uma coletiva realizada na próxima terça-feira. Esta competição foi a única liga profissional americana até a criação da MLS (primeira divisão), em 1996, e revelou mais de 60 jogadores, entre eles, Tony Meola, Paul Caligiuri e Eric Winalda, todos da seleção dos Estados Unidos.