Rio - A Seleção Brasileira masculina de vôlei estréia contra os coreanos na Copa dos Campeões, na madrugada desta terça-feira- 3h de Brasília- na cidade de Nagoya, no Japão. Após analisar as fitas do adversário, o técnico Bernardinho pediu aos jogadores saque forte e muita paciência nesta primeira partida.
"A Seleção Brasileira masculina tem um sistema de jogo parecido com o da equipe feminina. Embora a forma de jogar seja semelhante, os jogadores cruzam a quadra com mais facilidade e são mais rápidos no ataque, que é extremamente variado. Não estamos acostumados a jogar com times com essas características", explica Bernardinho.
Das equipes asiáticas, é a Coréia que apresenta a maior média de altura, com alguns jogadores com 2,00m e mais de 1,90m. "É o tipo de partida que gostaria de disputar mais na frente. Outro ponto positivo dos coreanos é que não têm que se adaptar ao fuso", comenta o técnico brasileiro.
Mas Bernardinho já deu a receita aos jogadores. Nos treinos, intensificou os trabalhos em um fundamento: o saque. "O jeito é sacar bem para quebrar essa complexidade ofensiva", diz.
Jogador mais experiente do grupo, o levantador Maurício espera uma estréia difícil. "Não tivemos muito tempo de treinamento e a Coréia tem um tipo de jogo completamente diferente do que estamos acostumados. Vamos precisar redobrar a atenção. Vai ser uma estréia difícil", garante o jogador.
O ponteiro Giovane, de 31 anos, ressalta que, no passado, jogar contra a Coréia era um verdadeiro pesadelo. "Era um inferno. Sempre perdíamos. Acabamos com esse tabu em 92 (na Olimpíada de Barcelona). Mas continua sendo um jogo enjoado, no qual vamos precisar ter muita paciência. A bola vai voltar muitas vezes e precisamos ter calma para contra-atacar. Caso contrário, cairemos no erro. Mas é como o Bernardo disse: com o saque forte, dificultaremos muito o trabalho deles", analisa o atacante.
Além de Brasil (campeão sul-americano) e Coréia (campeã asiática), participam desta edição da Copa dos Campeões Iugoslávia (européia), Cuba (Norceca), Japão (organizador) e Argentina (convidada). A seleção masculina foi vice-campeã em 1993 e campeã em 1997
O Brasil deve iniciar a partida com Maurício, André Nascimento, Nalbert, Dante, Henrique e Rodrigão. Líbero: Serginho. Já a Coréia conta com Shin, Who, Kim, Bang, Ho Lee, Choi, Sang-Woo Kim, Yoon, Son, Sun-Ho Shin, Lee, Suk e Yeo.