Rio - Embora tenha sido disputada em Melbourne, a partida entre Austrália e Uruguai pela repescagem da Copa do Mundo de 2002 trouxe sérios problemas para Montevidéu. Não pela derrota uruguaia por 1 a 0 e sim pelas cenas de vandalismo protagonizadas por vários torcedores antes, durante e depois do jogo. Vários veículos foram incendiados. Policiais sofreram ataques quando estavam em pequeno número e diversos estabelecimentos comerciais foram saqueados.
Desde cedo as pessoas se colocavam diante dos aparelhos de televisão instalados nos pontos de ônibus e nas praças de Montevidéu. No terminal rodoviário de Tres Cruces, tradicional ponto de encontro de torcedores, 30 mil pessoas acompanharam a partida. O saldo foi de uma caminhonete e uma moto incendiados, quatro policiais feridos e várias lojas e bares saqueados.
Apesar de não ter registro de mortos e feridos entre a população 55 pessoas foram detidas. Segundo informações policiais estas pessoas foram presas por estarem drogadas ou alcoolizadas.