Rio - Em meio a especulações que surgiram em Pernambuco, de uma virada de mesa, para fazer o Sport permanecer na primeira divisão do futebol brasileiro, começou a renovação no clube. Insatisfeito, o meia Edu Manga foi o primeiro a pedir para sair.
Na sua curta passagem pelo Sport não recebeu sequer um mês de salário e preferiu deixar o rubro-negro pernambucano. O Sport volta a jogar domingo pela Série A do Campeonato Brasileiro, contra a Ponte Preta, em Campinas, só para cumprir tabela. Já está eliminado da primeira divisão do futebol brasileiro para o ano de 2002. O Sport é o lanterna isolado da competição com 19 pontos ganhos.
Os jornais pernambucanos publicaram nesta terça-feira informações sobre uma possível virada de mesa para manter o Sport na primeira divisão. Segundo a notícia, um advogado ligado à Federação Pernambucana estaria tentando garantir a permanência do clube rubro-negro de Pernambuco na série A do Brasileiro. O vice-presidente da Federação, José Joaquim Pinto de Azevedo, cuidou imediatamente de fazer um desmentido.
Uma notícia que chegou à Ilha do Retiro e deixou os dirigentes mais animados, apesar da eliminação, foi a de que a CBF está enviando recursos para o Sport. O assunto foi logo motivo de uma reunião entre os cartolas e o técnico Mauro Fernandes, mas gerou de imediato uma polêmica. A diretoria do Sport quer que a importância, que seria em dólar, seja convertida para o real pelo câmbio atual, o que os representantes da CBF não estariam dispostos a aceitar.
Mauro Fernandes disse que só decidirá se fica para o ano quem após os dois últimos jogos do Brasileiro. Ele garantiu que os problemas que resultaram na eliminação do Sport têm origem na perda do hexacampeonato pernambucano. A esperança do Sport é que a organização do Brasileiro do ano que vem saia dos domínios da CBF e passe para controle do Clube dos 13. Aí não só o Sport, mas o Santa Cruz também seria favorecido.
Fernandes conversou com todos os jogadores e obteve deles a garantia de que estarão em campo domingo para enfrentar a Ponte Preta. Para esta partida, ele escalará o time com Marcelo Passos no lugar de Edu Manga. A formação deverá ser a seguinte: Adinam, Lico (Arley) Sandro Blum, Gaúcho e Rogério Mello (Lico); Leomar, Val Pilar, Marcelo Passos e Cléber; Fabinho e Júnior Amorim.