Sydney - Um tripulante norte-americano de um iate que participa da Volvo Ocean Race está sofrendo um drama. A bordo da embarcação no meio do oceano, ele está gravemente doente e a única ajuda possível é o envio de medicamentos por avião.
No meio do oceano, ao sul da Austrália, Keith Kilpatrick pode estar com um bloqueio intestinal, afirmou uma autoridade de uma equipe de resgate australiana na quinta-feira, e tem suportado a dor graças a injeções de morfina.
O iate encontra-se fora do alcance de um helicóptero de resgate e um avião de vigilância da Força Aérea australiana planeja sobrevoar, na sexta-feira, o iate que participa da Volvo Ocean Race, uma corrida de volta ao mundo, a fim de jogar suprimentos médicos de emergência.
Kilpatrick tem 40 anos e está a bordo do barco Grant Dalton's Amer Sports One, uma embarcação da Nova Zelândia.
``Kilpatrick vem recebendo antibióticos e morfina. A medicação do barco está acabando'', afirmaram os organizadores da prova.
Um porta-voz do Centro de Coordenação de Resgate Marítimo da Austrália afirmou que o órgão foi notificado sobre o caso de ''suposto bloqueio intestinal''.
Um avião de vigilância PC3 Orion de grande raio de ação deve voar para o sudoeste da Austrália na quinta-feira à noite, mas só chega ao local onde se encontra o iate na sexta.
Ocupando atualmente a sexta posição na segunda parte da corrida, entre a Cidade do Cabo e Sydney, o Amer Sports One encontra-se a 1.500 milhas náuticas (2.700 quilômetros) a sudoeste da Austrália.