Rio - A Fifa anunciou nesta quinta-feira a proibição do consumo de cigarros nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo de 2002, que será realizada no Japão e na Coréia do Sul. Com esta atitude, a Fifa se juntou à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em uma campanha mundial para proibir o consumo de cigarros em eventos esportivos internacionais.
O diretor de comunicação da entidade, Keith Cooper, disse que a Fifa tem obrigação moral de participar da campanha contra o fumo porque, durante anos, o esporte foi utilizado pelas empresas para vender cigarros. O dirigente explicou que proibir o cigarro num evento grandioso como a Copa do Mundo é o único modo de a entidade consertar o mal que causou a milhares de pessoas.
Segundo Cooper, os fumantes inveterados que não podem passar sem um cigarro, também terão a chance de assistir aos jogos da Copa. A Fifa vai recomendar que os organizadores da competição na Coréia e no Japão reservem espaços fechados para os fumantes.
Os técnicos também serão alvo da campanha. A entidade vai pedir que os treinadores das seleções se abstenham de fumar durante os jogos e assim não possam ser flagrados pelas câmeras de televisão dando mau exemplo aos torcedores de todo o mundo que estejam diante da televisão.