São Paulo – Promessa de casa cheia no Campeonato Carioca de Basquete masculino.
O Flamengo pega o Vasco neste domingo, a partir das 11h, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, em jogo válido pela última rodada do returno da fase classificatória da competição. Apesar de ocupar a liderança, o time de São Januário precisa da vitória para terminar a fase em primeiro. Os dois clubes estão empatados em número de pontos (17), e os vascaínos levam a melhor no confronto-direto e saldo de cestas.
Na última vez em que os dois times se enfrentaram, pelo turno, o Vasco arrasou o Flamengo e derrotou o rival por 110 a 95 (60 a 50 no primeiro tempo). Apesar do resultado animador, todos em São Januário esperam um confronto equilibrado, sobretudo pela importância do jogo:
”Vai ser um jogo bonito. Trata-se de uma decisão. O Vasco já vai apresentar um ritmo de jogo melhor. O Flamengo, por seu lado, tem um grande poder de ataque”, comentou o treinador vascaíno, Hélio Rubens.
Um dos trunfos rubro-negros para superar o Vasco neste domingo é o armador Ratto. No confronto entre as equipes, no primeiro turno, Ratto não teve uma boa atuação e deixou a quadra do Maracanãzinho bastante chateado com a derrota, chegando inclusive a assumir a culpa pela fraca atuação de sua equipe, o que foi rebatido na mesma hora pelo técnico Miguel Ângelo da Luz, que o inocentou de qualquer tipo de culpa. Hoje, o armador rubro-negro vive um ótimo momento, é o quarto cestinha do Nacional com uma média de 23,4 pontos por partida, atrás apenas de Oscar Schmidt, Marcelinho, do Fluminense, e Paulinho, do Macaé.
”No primeiro turno joguei muito mal e não ajudei meus companheiros como deveria. Mas agora será diferente. Estou passando por uma boa fase, assim como toda equipe do Flamengo, treinamos muito durante a semana e estamos confiantes numa boa apresentação. Sabemos das dificuldades, pois o Vasco tem uma grande equipe”, disse Ratto, que marcou até agora 210 pontos no campeonato, tem 65% no aproveitamento dos arremessos de quadra, além de uma média de 4,3 rebotes e 6,4 assistências por partida.
O ‘Mão Santa’ Oscar Schmidt aproveitou para pedir o apoio da torcida do Flamengo para este difícil confronto de domingo.
”Jogar contra o Vasco sempre será difícil. A equipe é muito forte com excelentes jogadores e possui um sistema defensivo bem sólido. Teremos que converter nossas bolas e redobrarmos a atenção na defesa. É um clássico, existe rivalidade, e esperamos o apoio de nossa torcida. Queremos o ginásio do Tijuca lotado”, pediu o maior cestinha do mundo, que soma 46.792 pontos ao longo de seus 30 anos de carreira.