São Paulo - O diretor da empresa de marketing esportivo Traffic, Horacio Lázaro, confirmou que a Copa Pan-Americana deverá mesmo ser criada no ano quem para substituir as copas Mercosul e Merconorte. A revelação foi feita na última quinta-feira à noite no Maracanã, onde o dirigente assistia à partida entre Flamengo e Grêmio, pelas semifinais da Mercosul.
A nova competição, que deverá ser realizada no segundo semestre de 2002, contará com a presença de 32 equipes: quatro do Brasil, quatro da Argentina, duas de cada um dos outros oito representantes sul-americanos, além de três times norte-americanos, três mexicanos e mais dois da América Central a serem definidos. Os clubes brasileiros serão escolhidos pela CBF, por critérios técnicos. As equipes que disputarem a Libertadores não poderão disputar a Copa Pan-Americana.
Horacio disse que duas reuniões estão agendadas para os dias 13 e 14 de dezembro na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai. Além da elaboração da nova competição, será discutido também um novo formato para as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2006.