Pequim - A Prefeitura de Pequim renovará cerca de 3.000 banheiros públicos da capital para dar uma boa imagem aos estrangeiros durante os Jogos Olímpicos de 2008, informaram neste sábado, as autoridades sanitárias.
"A maioria destes banheiros estão situados nas vielas dos 'hutongs' (bairros antigos) e foram construídos há meio século. Carecem do nível de higiene necessário hoje em dia", acrescenta o "Diário de Pequim".
As fontes afirmam que o diretor do Departamento de Turismo de Pequim, Yu Changjiang, ordenou que sejam aceleradas as obras de reforma dos banheiros para que estejam prontos de acordo com as exigências para os Jogos Olímpicos.
"Yu, que assistiu a uma cúpula mundial sobre banheiros públicos em Cingapura, anunciou que Pequim investirá 240 milhões de iuanes (cerca de 30 milhões de dólares) na renovação dos primeiros 747 banheiros de pontos turísticos", informa o comunicado.
Os banheiros públicos de Pequim ainda compensam a falta desses serviços em muitas casas. As pessoas fazem suas necessidades em pequenos espaços desprovidos de paredes, por isso é inevitável contemplar cenas que no Ocidente ficam reduzidas à intimidade pessoal.
"Os turistas se queixam freqüentemente de nossos 'toilets' públicos", destaca o informativo.
Nos banheiros públicos raramente há sabão e papel higiênico.