Berlim - O presidente da FIFA, Sepp Blatter, declarou que o alemão Franz Beckenbauer tem as qualidades necessárias para um dia dirigir a principal entidade do futebol mundial.
``Franz Beckenbauer é uma personalidade extraordinária'', afirmou Blatter ao jornal Bild am Sonntag. ``Ele foi brilhante em tudo o que fez no futebol e pode também fazer isso (dirigir a FIFA) no futuro''.
Beckenbauer levantou a Copa do Mundo como capitão da Alemanha em 1974 e como técnico em 1990. Recentemente ele liderou a candidatura alemã para organizar a Copa do Mundo de 2006.
O lendário líbero é hoje chefe do comitê de organização da Copa de 2006, vice-presidente da Associação de Futebol Alemão (DFB) e presidente do Bayern de Munique.
Blatter, que concorre à reeleição no congresso da FIFA, em maio do ano que vem, disse estar confiante. Sua candidatura tem o apoio da DFB.
``Recebi várias cartas de associações nacionais me encorajando a permanecer por mais um mandato'', revelou Blatter.
O presidente da FIFA comentou também a situação da seleção alemã, que teve de superar a Ucrânia na repescagem para se classificar para a Copa do Mundo.
``A Alemanha ainda é uma grande nação dentro do futebol'', disse ele. ``Eles foram campeões mundiais três vezes e chegaram a três outras finais. Esse retrospecto, por si só, faz da Alemanha um dos favoritos''.
Blatter garantiu que tem todos os motivos para crer que a Copa vai acontecer sem problemas de qualquer tipo. ``Tudo está saindo segundo o planejado e eu estou convencido de que teremos uma Copa do Mundo perfeitamente organizada''.