Rio - A Rádio FM de RCN e o Jornal "El Tiempo", de Bogotá, fizeram uma pesquisa junto aos seus ouvintes e leitores para saber de quem era a culpa pela desclassificação da seleção colombiana das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002 e da grave crise que vive o futebol no país. O resultado acabou sendo surpreendente e a imprensa acabou sendo apontada como a grande vilã da história.
A pesquisa ouviu 1.050 torcedores das cidades de Bogotá, Cali, Medellín, Barranquilla e Bucaramanga. Desde total 48% consideraram a imprensa a responsável pela eliminação colombiana e pela crise no futebol do país. Já 36% se dividiram em culpar jogadores, árbitros, dirigentes e treinadores. Não souberam dar opinião 16% dos entrevistados.
O técnico da seleção colombiana, Francisco Maturana, já tinha dividido com a imprensa a responsabilidade pela eliminação colombiana. “Todos que estamos envolvidos neste processo somos culpados. Isso vale para mim como para jornalistas, jogadores e dirigentes”, afirmou Maturana.
Outro treinador colombiano, Hernán Darío Gómez, que classificou o Equador para o Mundial, concordou com o resultado da pesquisa. “Com todo o respeito eu acredito que alguns setores da imprensa, principalmente de Bogotá, atrapalhou muito o futebol colombiano por causa da pressão por melhores resultados”, afirmou Gómez.
A Colômbia participou dos três últimos mundiais. Em 1990 foi eliminada nas oitavas de final por Camarões. Em 1994 e 1998 a equipe não conseguiu passar da primeira fase da competição.