Londres - Pelé, o atleta do século, disse que os jogadores ingleses Michael Owen e David Beckham "podem ser incluídos entre os jogadores que mais se destacam no mundo" e apontou o francês Zinedine Zidane como o "melhor".
De Owen, atacante do Liverpool, Pelé disse em declarações feitas nesta quarta-feira a BBC: "Não há dúvida que Owen pode vir a ser o melhor jogador do mundo. Ainda é jovem", acrescentou, "mas tem experiência e é rápido".
Quanto ao meio-campo do Manchester United, comentou que Beckham pertence a uma classe diferente de jogador, "já que é mais técnico e capaz de comandar a equipe e a partida".
Pelé acha que "ambos podem ser incluídos em uma lista dos melhores a nível mundial", mas não hesitou em destacar o francês Zinedine Zidane como seu favorito e o qualificou como "o melhor jogador do ano".
Explicou que "embora Raúl tenha jogado bem a última temporada e tenha sido imprescindível para a Espanha, Zidane teve uma trajetória estável nesse nível durante uns oito anos".
Pelé se aventurou a dizer que na Copa da Coréia e Japão "a Argentina e a França são duas das seleções que podem estar na final".
Quanto à seleção brasileira, com a qual ganhou a Copa do Mundo de 1958, 1962 e 1970, Pelé disse que "por enquanto, o Brasil tem um treinador (Felipe Scolari) que gosta de jogar um futebol defensivo e esse não é o estilo brasileiro".
Ele explicou que a equipe atual da seleção brasileira não está passando por seu melhor momento, mas que espera que nos próximos seis meses, até que comece a Copa, "possamos construir uma seleção que jogue como o Brasil".