Rio – Após quase três horas de jogo, a dupla francesa formada pelos tenistas Cedric Pioline e Fabrice Santoro derrotou a formada pelos australianos Lleyton Hewitt e Patrick Rafter por 3 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3, 7/6 (7/5) e 6/1. A partida foi disputada em Melbourne e terminou na madrugada deste sábado (horário de Brasília).
Com o resultado, a França faz 2 a 1 na final da Copa Davis e depende de apenas mais uma vitória nas próximas duas partidas de simples, que encerram o torneio e começarão a ser disputadas na noite deste sábado. O primeiro jogo, com início previsto para as 22h (horário de Brasília), será entre Hewitt, número um do mundo, e Sebastien Grosjean. A última partida será entre Rafter e Nicolas Escude, que derrotou Hewitt na primeira partida da final.
Os australianos, considerados favoritos absolutos do confronto, haviam sofrido na sexta-feira uma derrota inesperada uma vez que já contavam com dois pontos de Hewitt, número um do mundo. Por causa da zebra, o capitão da equipe, John Fitzgerald, mudou a dupla momentos antes da partida.
A parceria seria formada por Todd Woodbridge e Wayne Arthurs. Pelo menos no ínico do jogo, a opção parecia dar resultado. Com muita facilidade, Hewitt e Rafter venceram o primeiro set por 6 a 2, aproveitando o nervosismo dos franceses, que não tiveram nenhum break-point sequer neste set.
Mas o panorama do jogo mudou completamente no set seguinte. Com uma considerável melhora de rendimento da dupla francesa, principalmente de Piolini, foi a vez de a França dominar, vencendo o set por 6 a 3 e empatando o jogo com ace do jogador francês.
O divisor de águas, no entanto, aconteceu no terceiro set, que foi o mais equilibrado da partida, durando 1h08min. Depois de nove games, a Austrália teve um duplo set-point, mas a França salvou para logo depois levar o set para o tie-break, que acabou vencendo por 7 a 5.
No quarto set, muito mais tranqüila, a dupla francesa abriu 3 games de vantagem logo no início e manteve a calma o restante do set para fechar em 6 a 1 e colocar a França a uma vitória do título.