Rio - Se há uma pessoa que conhece bem os três adversários que o Brasil enfrentará na primeira fase da Copa do Mundo de 2002, ela se chama Sebastião Lazaroni. O treinador trabalhou no Fenerbahçe, da Turquia, em 98, no Shangai Xen-Hua, da China, em 1999 e era o técnico da Seleção no único confronto do Brasil contra Costa Rica em Copas do Mundo, na Itália, em 1990. Lazaroni agora está no Japão, onde treina o Yokohama Marinos.
“Conheço bem os três adversários. Muitos no Brasil vão achar fáceis os confrontos. Mas temos que respeitar os estilos de futebol de todas as seleções, principalmente aquelas que nos são desconhecidas”, comentou.
Lazaroni acredita que a Turquia será o adversário mais difícil da primeira fase. O técnico aponta o crescimento do futebol turco na Europa como um fator importante a ser notado. “O futebol turco vem crescendo muito na Europa. Prova disso é que a seleção é formada pela base do time do Galatasaray, que é tricampeão nacional e campeão da Copa da UEFA de 2000. Além disso, eles têm jogadores de destaque nos clubes europeus de ponta, como Sukur e Okan, da Internazionale de Milão, e Umit, do Milan.”