Rio - Tinga deve ser a novidade do Grêmio na ultima partida da fase classificatória, neste domingo, no Olímpico, contra a Portuguesa. O técnico Tite não quis confirmar a formação da equipe. Mas o próprio Tinga se encarregou de desfazer o mistério, antes do treino recreativo do sábado.
“A idéia do treinador e dos médicos é me dar ritmo de jogo para a partida do meio da semana, que vai ser decisiva”, revelou Tinga.
O jogo do Olímpico não terá nenhuma importância para o Grêmio, que não pode mais ficar entre os quatro primeiros.
Tinga foi um jogador fundamental para o time, até torcer o joelho direito no Gre-Nal do Brasileiro, há dois meses. Era ele quem conferia um ritmo acelerado ao meio-de-campo, e foi esse atributo que o levou à Seleção.
Outra razão para utilização do volante: três jogadores de meio-de-campo – Emerson, Gavião e Zinho – cumprirão suspensão automática, por terem sido expulsos da partida com o Atlético-MG.
O ala-direita Pedrinho, que machucou as costas no jogo de quinta, contra o Flamengo, ficará de fora. Itaqui ocupará seu lugar. O antigo titular, Anderson Lima, que se recuperou de uma torção de tornozelo, já devera ficar no banco de reservas. O atacante Rodrigo Fabri, ausente dos jogos da Copa Mercosul, retornará ao time. Com isso, Fabio Baiano deve ser recuado para o meio-campo.