Rio - O técnico da Seleção Luiz Felipe Scolari pediu cautela com o excesso de otimismo em relação aos adversários do Brasil na próxima fase, mas não escondeu o entusiasmo com o sorteio na Coréia. Mesmo sem abandonar o discurso cauteloso, o treinador se mostrou animado com o comando da Seleção.
“Senti que perdi tempo não pensando em Seleção anteriormente. É bom estar com a Seleção. Foi uma cerimônia muito bonita, uma situação nova na minha vida, marcou muito. Já estive aqui em uma amistoso em 81, com o Juventude, de Caxias do Sul, jogando um amistoso contra a seleção coreana e hoje volto como técnico da Seleção. São detalhes que fazem com que a gente acredite cada vez mais que trabalhando, se esforçando, qualquer pessoa em qualquer situação vence. Hoje eu fiquei feliz, me sinto um vencedor”, disse após o sorteio.
Apesar de se mostrar confiante, Felipão evita o excesso de otimismo. O treinador se mostrou preocupado com a opinião geral de que o Brasil não terá dificuldades na primeira fase.
”Temos que trabalhar para ter confiança e otimismo, mas nada é bom em exagero para qualquer grupo. Essa é a função de meu trabalho, fazer os atletas verem que já perdemos para times que, mesmo tendo menos tradição, dentro de campo foram melhores. São exemplos que temos que passar todos os dias. Eles tem que saber que para chegar a uma final de Copa tem um longo caminho e muito trabalho a ser feito”, explicou Felipão.
Sempre com cuidado, o técnico disse que gostou do grupo em que o Brasil ficou, mas fez suas ressalvas. “Ficamos num grupo bom com amplas chances de classificação, desde que já possamos imaginar as dificuldades e saibamos trabalhar os problemas que tivemos nas Eliminatórias. Não podemos começarmos a pensar que já estamos classificados e deixar para o último jogo, como contra a Venezuela. Temos que nos preparar para enfrentar adversários que tem condição e que querem uma projeção mundial”, disse Felipão.
Ainda na Coréia, o treinador começará a avaliar neste sábado três locais onde a Seleção poderá se instalar e treinar. Por ter ficado no Grupo C, o Brasil fará os três jogos da primeira fase neste país. ”A partir de amanhã vamos examinar as três possibilidades que temos aqui na Coréia. Depois, vamos programar a outra etapa.”