São Paulo - O australiano Lleyton Hewitt venceu o francês Sebastien Grosjean por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/4, na madrugada desse domingo (horário de Brasília) em Melbourne e empatou a decisão da Copa Davis em 2 a 2. O jogo entre Wayne Arthurs e Nicolas Escudé, que seria disputado logo depois, define o campeão.
A partida decisiva deveria ter sido disputada por Escudé e Patrick Rafter mas o australiano sentiu uma contusão e teve que abandonar o torneio. Wayne Arthurs terminou o ano na 81ª posição no ranking da ATP. Rafter é o sétimo e Escude o 27º.
Rafter não poderá disputar a partida ante Escudé, como estava previsto, devido à piora da lesão em seu braço no jogo de duplas que ontem perdeu formando com Lleyton Hewitt ante Cedric Pioline e Fabrice Santoro.
O número um do mundo se valeu de seu bom saque para impor-se a Grosjean no primeiro set, durante o qual contou com a ajuda da rede para manter seu serviço no segundo game e posteriormente quebrou o de Grosjean no quinto. O francês se recuperou no sexto devolvendo a quebra com duas direitas de Grosjean e por um mal quique da bola que lhe forçou a um erro.
No entanto, o australiano, com um jogo agressivo, voltou a quebrar o serviço de Grosjean no sétimo para conseguir uma vantagem de 4-3. Hewitt se adjudicou a vitória após superar três empates para manter seu serviço e provocar o 'break' do francês no nono para ganhar por 6-3 em 54 minutos.
A partir desse instante, o primeiro do mundo exibiu um domínio total sobre Grosjean, que se mostrou inseguro em seu primeiro serviço e cometeu muitos erros com seus golpes de esquerda, fundamentalmente quando subiu à rede com a intenção de pressionar o saque de Hewitt.
O australiano impôs sua agressividade desde o fundo da quadra para romper o serviço de Grosjean em duas oportunidades durante o segundo set, que ganhou por 6-2 em 40 minutos. Apesar das tentativas do tenista europeu de atacar o segundo saque de Hewitt, tudo foi em vão ante a avalanche de jogo do número um da ATP.
Grosjean começou o terceiro set com maior convicção, quebrando o saque do australiano no primeiro jogo depois de uma dupla falta de Hewitt e manteve seu serviço no segundo após superar um empate.
Mas, o tenista local manteve sua gravidade para ganhar seu saque no terceiro, e quebrar no quarto e oitavo o de Grosjean, que fracassou ante a pressão imposta por Hewitt, que impôs sua superioridade para vencer a um desmoralizado tenista francês e vencer a definitiva partida por 6-3.