Londres - O capitão da seleção inglesa, David Beckham, foi escolhido o "Esportista do ano" pela Associação de Jornalistas Esportivos da Grã-Bretanha, tornando-se o segundo jogador de futebol a receber o prêmio em 53 anos de história. Bobby Moore foi o primeiro.
O meia do Manchester United, que não assistiu à cerimônia porque sua equipe enfrenta o Boavista nesta quarta-feira, foi escolhido por sua contribuição na classificação da Inglaterra para a Copa do Mundo de 2002. Moore recebeu o prêmio em 1966, depois de comandar o título da seleção inglesa na Copa do Mundo daquele ano.
Na partida contra a Grécia, que decidia a vaga para a Copa, o meia fez um gol de falta no último minuto empatando a partida em 2 a 2, resultado que deu a vaga para os ingleses, jogando a Alemanha, que dependia da derrota do English Team, na repescagem.
O Liverpool, que também joga pela Copa dos Campeões na quarta-feira, conquistou o prêmio de "Time do ano", depois de conseguir cinco títulos em 2001, incluindo o da Copa da Uefa. O técnico da equipe, Gerard Houllier, que se recupera de uma cirurgia no coração, agradeceu o prêmio em uma mensagem gravada.